Nesta segunda, vacinação é para adolescentes com comorbidades, gestantes, puérperas e lactantes; e segunda dose
Em Corumbá, a semana começa com a aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 para adolescentes com comorbidades previstas no Plano Nacional de Imunização, gestantes, puérperas e lactantes. Também tem aplicação da segunda dose das vacinas Cornavac e Astazeneca. A imunização acontece somente no Poliesportivo da Porto Carreiro, das 7h30 às 13h.
É obrigatório realizar o cadastro no sistema Vacina Corumbá, informando o número do cartão SUS válido. E estar munido com documento oficial com foto na hora da vacinação. Quem não tiver fácil acesso à internet, pode procurar a unidade de saúde mais próxima para solicitar ajuda e se cadastrar. Todos devem apresentar documento oficial com foto, laudos e solicitações médicas obrigatórias, e o cartão SUS.
Para quem aguarda a segunda dose, chegou a vez das pessoas que receberam a primeira dose da Astrazeneca até o dia 05 de maio ou da Coronavac há mais de 14 dias concluir a imunização.
Vacinação em massa
De acordo com a Prefeitura de Corumbá, o município ainda não recebeu o lote com as vacinas da Janssen para fazer a imunização em massa. A assessoria reforçou ainda que enquanto as vacinas não chegam, a população já pode realizar o pré-cadastro. São esperadas 40 mil doses, destinadas à toda população acima dos 18 anos.
Será necessário comprovar que reside em Corumbá
Com a cidade entrando em projeto de imunização geral, a preocupação aumenta com os visitantes em busca de vacina, mas no ato da vacinação o município irá exigir a comprovação, que poderá ser feita pelo próprio cadastro do SUS (consta endereço no sistema); título de eleitor; endereço profissional (militares principalmente); comprovante de endereço (água; luz ou telefone).
Paula Navarro