Geral

Ítalo Ferreira é ouro em Tóquio e 1º campeão olímpico no surfe

O Brasil conquistou seu primeiro ouro na Olimpíada de Tóquio com a vitória do surfista Ítalo Ferreira. O potiguar dominou as ondas na Praia de Tsurigasaki, onde ocorreram as disputas do surfe, no Japão. “Diz amém, que o ouro vem. E ele veio!”, comemorou o atual campeão. Ítalo venceu por 15.14 a 6.6 o japonês Kanoa Igarashi. A medalha de bronze ficou com o australiano Owen Wright, que venceu o brasileiro Gabriel Medina por 11.97 a 11.77 na disputa pelo pódio.

Ítalo Ferreira comemorou emocionado o feito histórico. Ele é o primeiro brasileiro olímpico da modalidade. Consagração máxima para atleta de 27 anos, que em 2019 já havia conquistado o título mundial da WSL, divisão de elite deste esporte. “Muito feliz. Foi um dia incrível, especial, trabalhei muito para isso e acreditei. É incrível.”, disse Ítalo ao site do Comitê Olímpico Brasileiro (COB)

Moradores de Baía Formosa (RN), cidade Natal do campeão, comemoraram o primeiro ouro para o país em Tóquio.

Apesar da quebra da prancha logo em sua primeira tentativa de manobra, o brasileiro não desanimou. Agressivo durante toda a bateria, conseguiu três boas notas, o suficiente para deixar o japonês em combinação. No somatório final, 15,14 contra 6,60 do rival. A festa começou antes mesmo do fim, a dois minutos do sinal tocar. O ouro já estava garantido.

“Eu vim com uma frase para o Japão: diz amém que o ouro vem. Eu treinei muito nos últimos meses, mas só tenho que agradecer a Deus por tudo isso. Meu intuito é ajudar as pessoas e as famílias. Eu queria que a minha avó estivesse viva para ver isso. Sou muito feliz pelo que me tornei, pelo que fiz pelos meus pais. Sempre pedi para que esse sonho fosse realizado e ele aconteceu”, disse Ítalo.

Classificado para as oitavas de final, o brasileiro derrotou o neozelandês Billy Stairmand por 14.54 a 9.67. Nas quartas, ele voltou a encarar o japonês Hiroto Ohhara, que esteve presente na bateria inicial. Ítalo mais uma vez levou vantagem, e derrotou o oponente por 16.3 a 11.9.


Paula Navarro com informações da Agência Brasil e Globo Esporte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *