Câmara homenageia militares pelo sucesso da Expedição Ambiental no Pantanal
Policiais da 2ª Companhia de Polícia Militar Ambiental de Corumbá foram homenageados ontem, terça-feira, 12 de dezembro, pelo Poder Legislativo corumbaense, pelo sucesso de mais uma edição da Expedição Ambiental no Pantanal, uma ação que visa levar serviços de segurança pública, assistenciais e de educação ambiental, às comunidades ribeirinhas do Alto Pantanal.
A iniciativa, elogiada por todos os integrantes da Casa de Leis, foi do vereador Samyr Sadeq Ramunieh (Qualhada) que teve um requerimento aprovado por unanimidade, concedendo Moções de Congratulações e Aplausos aos integrantes da força militar.
A entrega das moções ocorreu durante sessão ordinária do Poder Legislativo. Foram agraciados o capitão Kelvin Augusto Rodrigues Valente, comandante da Companhia; o segundo tenente Gesner Batista Ramos; os subtenentes Wallysthon Luiz Coelho Wounnsoscky e Jony Cândido Andrade; o primeiro sargento Thiago Francisco Barboza de Mello; os segundo sargentos Antonio Cesar Alves, José Antonio Rodrigues da Silva, Joacil Silva de Souza e Lucas Kelmo Vilalva da Silva; o terceiro sargento Leoncio Ribeiro Raldes, e o cabo Ariovaldo Aparecido Colman Rodrigues.
Na oportunidade, Qualhada afirmou que se tratou de “um pequeno gesto em reconhecimento ao grande trabalho desenvolvido pela Polícia Militar Ambiental em nossa região”. Se dirigiu aos militares e disse que “o trabalho de vocês é uma contribuição não só para as famílias ribeirinhas, mas também para o futuro do Pantanal. É um trabalho valoroso”, enfatizou.
O presidente do Poder Legislativo, vereador Ubiratan Canhete de Campos Filho (Bira), Alexandre Vasconcellos e Allex Dellas também elogiaram bastante a atuação de toda a equipe. Bira, por exemplo, disse que os policiais estão “fazendo muito mais do que fiscalizar, estão levando um pouco de alento às famílias ribeirinhas que tanto precisam”, acrescentou, colocando a Casa à disposição da 2ª Companhia de Polícia Militar Ambiental.
A EXPEDIÇÃO
O comandante da Ambiental em Corumbá, capitão Kelvin Augusto Rodrigues Valente, agradeceu a homenagem prestada pela Câmara, em especial do vereador Qualhada, ao efetivo da guarnição local, pelo trabalho que está sendo realizado já há oito anos. Disse se tratar de “uma importante ação com as famílias ribeirinhas e que a cada ano que passa, a PMA vem agregando novos parceiros e, consequentemente, melhorando a qualidade e diversidade dos atendimentos prestados”.
O militar salientou que “caracterizada por seu importante papel na proteção do meio ambiente do Estado de Mato Grosso do Sul, atuando por meio da prevenção, repressão e fiscalização, a PMA vê na Educação Ambiental, a melhor alternativa de combater os delitos ambientais, envolvendo a população na defesa das questões ambientais, conscientizando os cidadãos da importância do convívio equilibrado entre ser humano e meio ambiente, com consequente diminuição das infrações e crimes ambientais”.
Lembrou que a Expedição de Educação Ambiental, que este ano completou sua 8ª edição, iniciou como uma atividade do Batalhão de Polícia Ambiental do MS, por meio da 2ª Companhia de Polícia Militar Ambiental de Corumbá, com o intuito de levar educação ambiental às comunidades ribeirinhas do Alto Paraguai.
Lembrou que, hoje, conta com diversos parceiros como a Prefeitura Municipal de Corumbá, por meio da Fundação do Meio Ambiente; a Marinha ao Brasil; o Instituto Homem Pantaneiro (IHP); o Instituto ACAIA; a SOS Pantanal; IASB; ECOA; Chalana Esperança; Secretaria de Educação do Governo do Estado; Ministério Público do Trabalho; Grupamento de Policiamento Aéreo/PMMS, bem como do Projeto Florestinha desenvolvido pelo Batalhão.
BALANÇO
Fez um balanço dos trabalhos já realizados ao longo das oito edições, percorrendo mais de 700 quilômetros pelo Rio Paraguai, promovendo educação ambiental e realizando atendimentos sociais, em parceria com os parceiros. Em 2023 foram quatro escolas atendidas, totalizando 170 alunos e 39 professores; 158 famílias ribeirinhas atendidas; confecção de um mil calendários que foram distribuídos para as escolas atendidas, e órgãos parceiros.
Além disso, já foram entregues 108 bótons aos alunos que participaram do concurso de desenhos do calendário; 21 camisetas aos alunos vencedores do concurso; 126 macacões de proteção às mulheres ribeirinhas catadoras de iscas; 158 filtros de barro; 158 cestas básicas; 366 mudas frutíferas; 285 brinquedos para as crianças, alusivo ao Dia das Crianças; distribuição de 315 livros “Pedro Pato no Pantanal”; 673 guias da fauna do pantanal; 200 Kilts De Higiene Bucal para crianças; 200 kilts horta (sementes de alface, rúcula, brócolis, cenoura, beterraba e quiabo); além 240 quilos de roupas, para as comunidades.
Durante o ato ontem na Câmara, o comandante entregou aos vereadores, um Calendário de Educação Ambiental no Pantanal idealizado em parceria com o Instituto ACAIA. Trata-se de um material híbrido, produzido com os desenhos das crianças que estudam nas escolas ribeirinhas, e que traz em seu bojo diversas informações sobre o Pantanal, seus moradores, suas culturas, e as riquezas desse importante bioma para o Brasil e Mundo.
Além disso, no dia 21 de novembro de 2023, ocorreu a solenidade de entrega do XVIII Prêmio Sul-Mato-Grossense de Inovação na Gestão Pública – Premiando Boas Práticas e Ideias Inovadoras que Tragam a Modernidade à Gestão Pública, promovido pelo Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado de Administração (SAD) e da Escolagov.
Citou que esse ano, 207 projetos foram inscritos para concorrer à premiação. “A Polícia Militar Ambiental competiu na modalidade Práticas Inovadoras de Sucesso – Eixo Social, ficando em 2° colocado com o Projeto Expedição de Educação Ambiental do Pantanal”, celebrou.
Comemorou o fato de que, hoje, a Expedição de Educação Ambiental no Pantanal constar no Calendário de Atividades Culturais do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul. Observou que “para essa importante ação continuar crescendo, e agregando cada vez mais parceiros, estou aqui nesta noite para agradecer a oportunidade de fala, de exposição do nosso trabalho, de agradecer à todos os órgãos já citados, e que sem eles, nenhuma destas conquistas seria possível, e também convidar os nobres vereadores presentes para em 2024, façamos uma edição ainda maior, e em 2025 maior ainda, e assim sucessivamente”, concluiu recebendo total apoio e aclamado pelos vereadores corumbaenses.