Desembargador Ruy Celso Barbosa Florence se torna Cidadão Corumbaense
O desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, Ruy Celso Barbosa Florence, recebeu na noite de ontem, segunda-feira, 11 de março, o título de Cidadão Corumbaense outorgado pela Câmara Municipal de Vereadores de Corumbá, pelos relevantes serviços prestados à região.
O ato foi prestigiado por autoridades locais, entre as quais o prefeito Marcelo Iunes; Maurício Cleber Miglioranzi Santos, juiz da Infância e Adolescência da Comarca de Corumbá e que responde pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc); Maria Carolina Scheeren do Valle, presidente da OAB de Corumbá, entre outras.
A sessão foi dirigida pelo presidente da Casa de Leis, Ubiratan Canhete de Campos Filho, Bira, e contou com as presenças dos vereadores Alexandre Vasconcellos, autor da indicação juntamente com Bira; Samyr Sadeq Ramunieh, Qualhada; Roberto Façanha; Yussef Salla; Genilson José; Gaúcho da Pró-Art; Allex Dellas; Daniel Brambilla; Elinho Junior, e Nelsinho Dib.
O HOMENAGEADO
O novo Cidadão Corumbaense Ruy Celso Barbosa Florence nasceu em Aguaí (SP), em 07 de janeiro de 1955. Filho de Carlos Alberto Florense e Elvira Barbosa Florence, é casado com Sônia Bertoli Florence. Tomou posse como Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul em 18 de maio de 2011.
Professor universitário há 43 anos (foi inclusive professor do presidente Bira, quando cursou Direito em Campo Grande); Mestre e Doutor em Direito pela PUC-SP; professor da Escola Nacional de Formação de Magistrados; professor do Mestrado da Universidade de Girona-Espanha; coordenador do Curso de Direito da Faculdade Insted -Campo Grande, e orientador de teses de Mestrado e Doutorado, no Brasil, na Espanha, em Portugal e na Argentina.
Em seu discurso, emocionado, o desembargador agradeceu a honraria recebida. Elogiou o trabalho desenvolvido por meio do Cejusc; lembrou visitas para a implantação do centro e divulgação de todo o trabalho desenvolvido junto com o Procon local, revelando inclusive que já até planejou adquirir um imóvel na cidade.
“Corumbá, sem economizar realmente, sempre morou no meu coração, todo mundo sabe disso. Na época inclusive nós pensamos, eu e minha esposa, em comprar uma propriedade aqui, mas acabou não dando certo. Mas a vontade é tanta que a gente aqui, sentir o calor de Corumbá, beber uma cerveja, comer um peixe frito, fazer uma pescaria. Aqui sempre me agradou”, confidenciou.
Fez um agradecimento especial ao vereador Alexandre pela lembrança de seu nome para receber tal honraria, e que “foi uma satisfação participar, presenciar uma sessão da Câmara, algo que para a minha esposa, foi a primeira vez”.
Elogiou a cidade afirmando estar “muito bonita, limpa”, o Casario do Porto conservado, reformado, cheia de turistas, revelando que, inclusive, teve dificuldades em se hospedar em um hotel da cidade. Fez questão de confirmar seu retorno à cidade no final do mês, para comemorar os 150 anos de instalação da Comarca de Corumbá, a mais antiga do Mato Grosso do Sul, juntamente com todos os desembargadores, quando ocorre uma sessão plenária já convocada pelo presidente do Tribunal de Justiça, “mostrando o que Corumbá representa para justiça sul-mato-grossense, para todos nós”.
RECONHECIMENTO
Para os vereadores Bira, Alexandre e Allex Dellas, a outorga do título foi um reconhecimento aos trabalhados prestados pelo desembargador à cidade e à comunidade pantaneira. Bira, que foi aluno de Ruy Celso Barbosa Florence, revelou que, quando foi comunicado por Alexandre sobre a decisão em reconhecer o desembargador como Cidadão Corumbaense, se prontificou em assinar junto o Projeto de Decreto Legislativo.
O vereador Alexandre Vasconcellos lembrou a importância que o desembargador deu ao Encontro dos Procons de MS realizado no Centro de Convenções em novembro do ano passado, o que motivou mais ainda em fazer a indicação pela outorga do título. Foi mais além afirmando que a comenda poderia ser entregue no final do mês, durante a programação que marcará os 150 anos de instalação da Comarca da cidade, o que demonstra a importância de um ato como o de ontem. “Agora, o senhor pode chegar em Campo Grande, dizendo que tem um pé em Corumbá”, emendou.
Allex destacou a “merecida honraria” pelos serviços prestados à cidade. “Isso é reconhecimento não só dos vereadores, mas da população corumbaense ao desembargador por tudo que tem feito pela nossa cidade”, enfatizou.
O juiz Maurício Cleber Miglioranzi Santos acrescentou que não foi “por acaso que o desembargador recebeu a homenagem. Sou testemunha nesses últimos anos das incessantes presenças do desembargador em nossa cidade, especialmente atuando no trabalho de conciliação, mediação, formas alternativas de resolução de conflitos”, observou.
Ressaltou as inúmeras visitas do desembargador à cidade, das parcerias estabelecidas com o Município, convênios pioneiros do Cejusc em todo o Estado, e que o resultado alcançado é satisfatório, tanto que hoje, o “CEJUS Corumbá é o terceiro do Estado em resolução pré-processual de conflitos, perdendo apenas para os dois de Campo Grande”, ressaltou afirmando que, “com esse registro eu gostaria de expressar a minha homenagem, meu respeito, minha admiração e os votos de que o senhor prossiga semeando as suas lições, porque elas deixam sementes, e muitas das sementes vem diagnosticadas. Meus cumprimentos leve com todo carinho de todos os corumbaenses, esse título no seu coração”, parabenizou.
O prefeito Marcelo Iunes também destacou a homenagem prestada ao desembargador, afirmando ser a mais alta honraria outorgada pela Câmara de Vereadores. Citou o fato de ter sido aprovada por unanimidade na Casa de Leis, e que se sentiu feliz em participar da solenidade, afirmando que “tenho certeza de que quem ganha com tudo isso é a nossa querida Corumbá que passa a contar com um corumbaense que, com certeza, vai levar o nome da nossa cidade a todos o Estado, todos os municípios do Mato Grosso do Sul”.
Assessoria da Câmara de Corumbá