DESTAQUES

Sessão Solene marca posse de vereadores, prefeito e vice em Corumbá

Sessão Solene realizada na noite de ontem, quarta-feira, 1º de janeiro de 2025, marcou o ato de posse dos 13 vereadores e duas vereadoras corumbaenses, bem como do prefeito Gabriel Alves de Oliveira (Dr. Gabriel) e da vice-prefeita Beatriz Rosalia Ribeiro Cavassa de Oliveira (Bia Cavassa), eleitos no pleito de outubro.

O ato aconteceu no Anfiteatro Salomão Baruki e marcou a instalação da 65ª Legislatura (2025 – 2028) da Câmara Municipal de Vereadores de Corumbá, uma das 10 mais antigas do País.

A sessão foi presidida pela vereadora Hanna Santana (MDB), a mais votada em 6 de outubro quando obteve 1.857 votos, e secretariada pela também vereadora Nanáh Cordeiro (Republicanos), eleita com 725 votos. Além das duas, fizeram parte da mesa o deputado estadual Paulo Duarte, representando a Assembleia Legislativa; o Chefe do Estado Maior Anderson Veras Marques Marinho, representando o 5º Distrito Naval da Marinha do Brasil; o general-de-brigada Alerrandro Leal Faria, comandante da 18ª Brigada de Infantaria do Pantanal; a professora Andreliza Cristina de Souza, diretora do Campus Pantanal da Universidade Federal de MS, bem como o prefeito Dr. Gabriel e a vice Bia Cavassa, que passaram a compor a mesma após empossados.

VEREADORES

Além de Hanna e Nanáh, foram empossados os vereadores Chicão Vianna (PSB), 1.405 votos; Jovan Temeljkovitch (PDT), 1.375; Samyr Sadeq Ramunieh (União Brasil), 1.145; Ubiratan Canhete de Campos Filho -Bira (PSDB), 1.143; Elinho Jr. (PP), 1.135;

Roberto Façanha (PP), 1.117; Genilson José (União Brasil), 992; Edinaldo Neves (PP), 971; Alexandre Vasconcellos (PSDB), 970; Marcelo Araújo (União Brasil), 957; Matheus Cazarin (PSB), 956; Yussef Salla (PDT), 845, e Professor Hesley Santana (PSB), 780 votos.

A nova Câmara para a legislatura 2025-2028 conta com oito vereadores reeleitos no pleito de outubro: Chicão Vianna, terceira legislatura; Samyr Sadeq Ramunieh, segunda; Bira, terceira; Elinho Junior, segunda; Roberto Façanha, oitava, o mais antigo; Genilson José, segunda; Alexandre Vasconcellos, segunda, e Yussef Salla, quarta legislatura.

MOMENTO ESPECIAL

A vereadora Hanna Santana, além de ter sido a mais votada nas eleições de outubro, é a mais nova dos atuais integrantes do Poder Legislativo corumbaense, 25 anos. Emocionada, disse que foi um momento importante em sua vida. Fez um agradecimento especial à população corumbaense pelo voto de confiança, aos amigos, familiares, ao prefeito Gabriel, assim como à vice Bia Cavassa.

Fez uma alusão também à Nanáh Cordeiro, destacando a importância da mulher na política, que será uma de suas pautas na Câmara, estendendo o cumprimento a todas as mulheres pantaneiras, que “assim como eu, carregam consigo o desejo e a determinação de ocupar mais espaços de liderança e cargos públicos, não só na vida política, mas em todas as áreas”.

Destacou que o dia 1º de janeiro de 2025, será sem dúvida, “o marco inicial de uma nova história por Corumbá. Hoje aqui reunidos, celebramos não apenas uma nova gestão municipal, mas a própria essência da democracia, a certeza de que a vontade do povo é superior a qualquer poder ou vantagem que se possa tirar desse mesmo poder”.

“Esse é um dia que nos convida a refletir sobre o caminho percorrido até aqui, um caminho marcado por desafios, mas também pela força de uma população que nunca desistiu de acreditar em dias melhores, e nos disseram que seria impossível que a gente estivesse vivendo esse dia de hoje”, continuou.

INÍCIO DE UMA CAMINHA

O deputado Paulo Duarte destacou que o dia 1º de janeiro marcou o início de fato de uma caminhada, de uma construção coletiva, e que se sentia satisfeito, alegre pelo “processo que Corumbá está passando, de mudança, de transformação”.

Fez uma observação citando a vice Bia Cavassa e as duas novas vereadores, Hanna e Nanáh, bem como as mulheres que passaram a integrar a equipe do prefeito Gabriel, em sua maioria, citando que isso representa de fato, “um momento de verdadeiro empoderamento feminino”, para em seguida afirmar que vai estar ao lado dos administradores da cidade, abrindo as portas não só a nível de estado, mas também no Distrito Federal, junto às autoridades.

DESAFIOS

Após ser empossado, o prefeito Dr. Gabriel agradeceu a confiança depositada nele e na sua equipe, e que cada voto que recebeu em 6 de outubro, “foi um gesto de esperança e um compromisso que agora assumo de corpo e alma”.

“Nossa gestão será pautada em transparência, diálogo e eficiência. Temos uma difícil missão pela frente, mas também muitas oportunidades de fazer com que Corumbá ocupe o lugar de destaque que merece, não apenas no Mato Grosso do Sul, mas no cenário nacional”, ressaltou.

Um dos primeiros desafios, conforme o novo prefeito, será tirar a cidade do isolamento político, da desigualdade social e da estagnação econômica. “Estamos recebendo uma cidade devastada ao longo de sete anos pela corrupção, incompetência administrativa e com uma imensidão de obras inacabadas”, prosseguiu.

“Estamos recebendo um rombo inicial de quase R$ 30 milhões provenientes do calote com o Fundo de Previdência do Servidor, contribuições patronais sobre a folha de pagamento e fornecedores. Além disso Temos valores que só saberei a partir de amanhã (hoje) de despesas realizadas e não empenhadas que irão comprometer o nosso orçamento de 2025”, revelou.

Devido a esta situação que considerou gravíssima, Gabriel anunciou adoção de medidas enérgicas para colocar a casa em ordem e tirar Corumbá da situação em que se encontra.

Por isso mesmo anunciou que um dos atos será a avaliação e revisão de todos os contratos existentes na Prefeitura de Corumbá. Pediu união de todos “para que nosso povo volte a sorrir e seja tratado com respeito que merece”.

Informou ainda que um dos primeiros compromissos será com as pessoas, com investimentos na saúde, ampliando o acesso a serviço de qualidade com atenção especial às comunidades ribeirinhas e mais distantes; na educação pretende transformar a vida das crianças e jovens por meio de escolas estruturadas, professores valorizados e ensino de qualidade. Assim como no setor de infraestrutura com drenagem e pavimentação de ruas, manutenção das estradas vicinais na zona rural, e a modernização da cidade, não se esquecendo do patrimônio, do meio ambiente, turismo e da cultura.

“Temos um potencial turístico imensurável. Fortaleceremos o turismo sustentável promovendo nossas festas populares, tradições e belezas naturais. Tudo com sustentabilidade e respeito ao nosso Pantanal. Vivemos em um dos biomas mais ricos e vulneráveis do mundo. Proteger o Pantanal é proteger a nossa casa e nossa identidade”, enfatizou.

Para tanto, vai buscar parcerias com órgãos governamentais, organizações e a sociedade civil para “garantir o desenvolvimento econômico, mantendo e preservando nossos recursos naturais”.

Finalizou dizendo que fará um “governo para todos, aberto, participativo”, convidando “cada cidadão e cidadã de Corumbá a participar ativamente das decisões, trazendo ideias críticas e propostas. Juntos construiremos a cidade mais justa, acolhedora e próspera para todos”, ressaltou.

Assessoria da Câmara Municipal 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *