Encontro discute temas de suma importância para a saúde LGBTQI+
No dia 03 de dezembro a Prefeitura de Corumbá realizou o I Encontro de Saúde para abordar e discutir temas relevantes para os profissionais de Saúde e para o público LGBTQI+.
Durante abertura a Secretária Especial de Cidadania e Direitos Humanos, Amanda Balancieri Iunes, ressaltou a importância da união para o enfrentamento de paradigmas, “sabemos da necessidade da prevenção e do acolhimento da LGBTQI+, unimos nossas forças para gerar este momento de conhecimento e promover um atendimento digno a todos que precisam dos serviços”.
O palestrante, médico infectologista, Dr. Hilton Alves Filho, que abordou a prevenção combinada HIV/aids, IST e HV, conta: “é preciso que esse público chegue aos serviços de saúde, para se prevenir e tratar, mas para isto é necessário romper com o estigma e preconceito existente”.
A Secretária Adjunta de Saúde de Corumbá, Vanessa Delgado frisou que o objetivo do encontro é multiplicar boas práticas em saúde pública, “devido à discriminação e ao preconceito ainda presentes na sociedade, a população LGBTQI+ enfrenta iniquidades e vulnerabilidades em saúde. A fim de promover melhorias na situação de saúde dessa população, estamos realizando esse encontro hoje”.
O Defensor Público, Coordenador do Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, Dr. Mateus Augusto Sutana e Silva, parabenizou a iniciativa, “o município está de parabéns, o encontro traz uma temática voltada para a população LGBT, Corumbá está a frente do que tenho visto”.
O evento contou com palestras sobre o Atendimento Humanizado ao público LGBTQI+, ministrado pelo Dr. Mateus Augusto Sutana e Silva, Defensor Público; Reflexão sobre LGBT+fobia e Estigma, pelo Dr. Pablo de Souza Moreira; Prevenção combinada HIV/aids, IST e HV, pelo médico infectologista Dr. Hilton Alves Filho; Transtornos Mentais em LGBT+, pelo médico psiquiatra, Dr. Aleksander Oliveira Barbosa; e Alimentação Saudável e Dietas da Moda, pelo nutricionista Rafael Garcia Destro.
O evento foi uma realização da Coordenadoria de Políticas Públicas para LGBT, da Secretaria Especial de Cidadania e Direitos Humanos, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, com o apoio do SENAC e Ministério Público de MS.