Conquista: nova empresa assume concessão do transporte público de Ladário
Após anos de reclamações e insatisfação com o transporte público, a Prefeitura de Ladário oficializou, na tarde desta quarta-feira (29), que uma nova empresa vai assumir a concessão do transporte público intermunicipal Corumbá/Ladário. A nova frota da Andorinha Transportes começa a circular neste sábado, 1º de fevereiro, com quatro ônibus na linha, todos com acessibilidade.
“A confirmação feita no dia de hoje, em reunião com a Agepan, vereadores e o Gerente Regional da empresa Andorinha, foi satisfatória. Pois eu já recebi muitas reclamações sobre essa linha, até mesmo de pessoas que chegaram a perder seu emprego por não conseguir chegar no horário em seu serviço por conta de atrasos do ônibus”, disse o Prefeito de Ladário, Iranil Soares.
Conforme assessoria, a saga pela substituição da empresa começou em 2018, ano em que o atual prefeito de Ladário assumiu a administração. O chefe do executivo percorreu diversos pontos de ônibus da cidade para ouvir a opinião dos passageiros, e viu de perto a real situação do serviço prestado. Em dezembro do mesmo ano, enviou um ofício de caráter urgente ao diretor de Regulação e Fiscalização: Transportes, Rodovias e Portos, da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul (Agepan), Ayrton Rodrigues, onde solicitou visita técnica de fiscalização.
Uma equipe da Agepan foi designada para acompanhar os coletivos e coletar informações sobre o serviço prestado, em março de 2019. Enquanto isso, Iranil continuou em busca de uma resolução para o problema. Discutiu a demanda com os Deputados Rinaldo Modesto e Evander Vendramini, junto à empresa Canarinho, Agepan e vereadores, em maio, na tentativa de melhorar o serviço. E em junho, um novo estudo foi realizado para o progresso do transporte coletivo.
Ainda ouvindo inúmeras reclamações, o Prefeito levou a demanda mais distante. Durante uma ação do Governo em outubro do ano passado, Iranil levou ao governador Reinaldo Azambuja um ofício pedindo a substituição da prestadora de serviço, ou a permissão para que outra empresa pudesse explorar a linha intermunicipal, devido à notória insatisfação da população com a empresa que há muitos anos deixou de atender aos anseios básicos dos munícipes. Azambuja atendeu a solicitação, e por meio da Agepan, determinou que a empresa Andorinha – única credenciada para a prestação deste serviço, assumisse a concessão do transporte público a partir do dia 1° de fevereiro de 2020.
Adriana de Vito Rós Ortiiz, assessora da Diretoria de Regulação e Fiscalização de Transportes, Rodovias e Portos, explicou que a transição será tranquila, e que todos aqueles que tiverem o passe da antiga empresa, poderão fazer a troca pelo cartão magnético da Andorinha. “Nós viemos acompanhar a transição, visando não prejudicar a população. Também oriento que aqueles que têm o vale-transporte ofertado anteriormente, procurem a empresa Andorinha para fazer a troca pelo cartão da empresa”, disse Adriana.
Iranil Soares comemora: “Eu me sinto feliz em dizer que agora é real, mas não cessarei por aqui, pois vou cobrar com o mesmo vigor a empresa que prestará serviço daqui pra frente”.
Serviço
De acordo com o Diretor Regional da Andorinha, Gisiel Rodrigues, o itinerário continua o mesmo, com saída do primeiro ônibus às 5h30. “Serão quatro ônibus na linha, e dependendo da demanda, nós iremos adequar. Se por exemplo, em um horário de pico for constatado a necessidade de mais ônibus, nós iremos colocar. O nosso propósito é trazer qualidade e satisfação para os usuários do transporte público”.
Fotos: Gabriel Assad/PMC