Bia Cavassa defende maior participação feminina na política
Fonte: Diarionline – 18 de março de 2019
A deputada federal Bia Cavassa (PSDB) participou nesta segunda-feira, na Câmara Municipal de Campo Grande, da audiência pública “Cotas Partidárias e a Efetiva Participação das Mulheres na Política. Vamos empoderar?”. A audiência debateu a participação da mulher no cenário político do Mato Grosso do Sul, bem como no restante do território brasileiro. Em seu discurso no Plenário Oliva Enciso, a deputada enfatizou a necessidade da participação feminina para uma sociedade verdadeiramente justa e democrática.
A parlamentar também criticou as recentes propostas do Senado Federal que questionam a validade da cota para candidatas nas eleições e desejam suspender o fundo partidário reservado para mulheres. Bia Cavassa enfatizou a necessidade do cumprimento do repasse do financiamento para as campanhas das mulheres (mínimo de 30% do fundo partidário) e do repasse do 30% do fundo eleitoral para o financiamento das candidaturas femininas, bem como com o tempo de propaganda eleitoral de rádio e TV, para uma política isonômica.
“A PEC 134/2015 vem para suprir essa lacuna e garantir cadeiras para mulheres em todos os cargos eletivos, no percentual de 10% na primeira legislatura, 12% na segunda e 16% na terceira – ainda que a proposta não seja um modelo de paridade, é uma medida concreta para reduzir a sub-representação das mulheres na vida política”. Finalizando seu discurso, a deputada ressaltou a importância da participação política da mulher dentro dos próprios municípios e que a busca pela igualdade de gênero se baseia também na luta e no interesse individual de cada mulher. “Procure saber mais sobre os partidos políticos no seu Município e no seu Estado. Procure os setoriais de mulheres e coloque-se à disposição para as atividades. O primeiro passo para a maior participação da mulher na política é filiar-se a um partido. Exerça o seu direito de cidadã, seja a mudança que você quer ver acontecer”, finalizou. Com informações da assessoria de imprensa.