Universidades e Institutos vão substituir aulas presenciais por metodologia a distância
Em reunião realizada na tarde desta segunda-feira (16), na Secretaria de Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, reitores das universidades do Estado (UFGD, UEMS, UCDB e UNIDERP) e institutos de ensino superior (IFMS, Unigran e Insted) decidiram adotar a metodologia a distância ao invés de aulas presenciais, a partir de amanhã – 17 de março, para todos os cursos de graduação e de pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado) em todos os câmpus e unidades, por 30 dias.
Conforme a Agência de Comunicação da UFMS, a decisão está alinhada com a política de Educação do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e as aulas e as atividades presenciais serão substituídas neste momento para evitar mobilidade e aglomeração de estudantes e professores. Neste período, as aulas serão adequadas às metodologias de ensino e aprendizagem remotas (ferramentas de Educação a Distância – EAD e Tecnologias de Informação e Comunicação).
O Calendário Acadêmico de 2020 está mantido de acordo com o novo planejamento das atividades de cada instituição e município. Professores e alunos de todas as instituições devem receber aviso formal sobre a medida.
Casos
De acordo com o boletim epidemiológico publicado hoje pela Secretaria de Saúde, Mato Grosso do Sul tem quatro casos confirmados (todos em Campo Grande) do novo Coronavírus, e 33 suspeitos.