Ações adotadas por Marcelo Iunes são eficazes no enfrentamento ao Coronavírus
Opinião
Corumbá inspira tranquilidade após o descarte da última suspeita de Coronavírus na cidade, confirmado pela Prefeitura Municipal no dia 27 de março. Desde o primeiro caso no país, o chefe do executivo, Marcelo Iunes, propôs reuniões, treinamentos e medidas para que a região não fizesse parte da estatística. Ações acertadas pelo Prefeito, que até hoje mantém a cidade isenta de casos confirmados.
No dia 16 de março, um dia após a cidade registrar a primeira suspeita do Covid-19, Iunes se reuniu com todo secretariado para definir uma série de medidas preventivas que evitassem a propagação do vírus no município, bem como as ações complementares de cada Secretaria. Neste mesmo momento, confirmou um repasse extra de R$ 500 mil (quinhentos mil reais) à Santa Casa de Corumbá, para a implantação de um novo Centro de Tratamento Intensivo (CTI), com 12 Unidades de Terapia Intensiva (UTI), e aquisição de novos ventiladores mecânicos – equipamento fundamental para quadros mais graves da doença.
Com a publicação do Decreto nº 2.263, o Prefeito instituiu normas de funcionamento para todas as escolas, centros de estudo, ensino e formação, estabelecimentos privados e comerciais, eventos e qualquer outra atividade resultante em aglomeração, e ainda reformulou o atendimento administrativo da Prefeitura e decretou o toque de recolher das 20h às 05h, seguindo à risca todas as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).
A população ficou resistente no início, mas o empenho da gestão em esclarecer a necessidade das ações fez com que as pessoas entendessem a importância de ficar em casa. Até mesmo o comércio se adaptou à nova realidade, oferecendo opção de entrega em domicílio, principalmente lanchonetes e restaurantes, que ainda inovaram nas promoções e adotaram o uso de máscaras e luvas dos entregadores.
Hoje, duas semanas após a adoção de todas as medidas, o que se pode observar é um retorno positivo dos empresários, microempreendedores e toda a população. Aulas suspensas, estabelecimentos comerciais fechando mais cedo, restaurantes adequados às restrições de público e as ruas desertas. Uma fase difícil, de grande preocupação, mas também de ressiginificado individual, familiar e até mesmo coletivo.
Um respiro aliviado, não de descanso nem relaxamento, mas de esperança, já que a cidade continua fora da lista de casos confirmados no Brasil. Resultado de uma campanha contra o Coronavírus que mantém Corumbá na boa direção e transmite aos corumbaenses o compromisso da gestão de Marcelo Iunes: justa, transparente e humanizada.
Cuidados continuam
Apesar do cenário positivo, a situação ainda demanda cuidado, até mesmo redobrado, já que Mato Grosso do Sul deve atingir o pico da doença entre abril e maio. Para isso, a Prefeitura também aposta nas redes sociais para fortalecer a campanha “Corumbá contra o Coronavírus”, onde leva à população as formas de prevenção, contágio, sintomas e outras orientações.