Geral

Conheça mbira, o instrumento musical do Zimbábue homenageado pelo Google

O doodle do Google dessa quinta-feira (21) é uma homenagem ao mbira, um instrumento musical que os especialistas acreditam ter sido criado há milhares de anos por grupos que moravam no Zimbábue. Com o passar dos anos e a chegada do Imperialismo na África, o objeto acabou se popularizando e hoje é conhecido ao redor do mundo — aqui no Brasil, há quem o chame de kalimba ou quissange.

O instrumento consiste em uma placa de madeira de aproximadamente 15 centímetros equipada com hastes de metal de diferentes tamanhos que são tocadas com os dedos. O mbira também pode ser personalizado: há quem coloque outros objetos entre os dentes de metal para produzir sons diferentes.

Já os musicólogos classificam o mbira como um lamelofone, parte da família idiofônica, ou seja, cujo som é resultado da vibração. Outros instrumentos da mesma classificação são o afoxé, o ganzá, os sinos e o triângulo.

O mbira é usado principalmente pelos Xonas, povos que falam línguas bantas, em rituais espirituais — para a comunicação com os antepassados, por exemplo. Além disso, o instrumento também é tocado em casamentos e reuniões sociais e, embora fosse tradicionalmente manuseado apenas por homens, agora muitas mulheres fazem música com ele.

Exemplar de mbira (Foto: Wikimedia Commons)

Exemplar de mbira (Foto: Wikimedia Commons)

De acordo com os representantes do Google, o doodle do mbira é também um jogo e foi criado com o intuito de homenagear a Semana da Cultura do Zimbábue, que começa em 21 de maio. “Sem dúvida, a coisa mais agradável em trabalhar neste doodle foi poder experimentar e aprender sobre o mbira com os povos Xona do Zimbábue”, disse Jonathan Shneier, que liderou o projeto, segundo o The Guardian Nigeria. “Antes deste projeto, eu não sabia muito sobre o mbira, mas a bondade, a profundidade da história e a mente aberta que as pessoas do Zimbábue mostraram ao nosso grupo mudaram a vida.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *