Aplicativo conecta quem tem de ficar em casa para se prevenir do Covid-19 a voluntários que oferecem ajuda
Três professores do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), do campus de Dourados, a 225 quilômetros de Campo Grande, criaram um aplicativo para smartphones e tabletes para conectar quem tem de ficar em casa para se prevenir do coronavírus a voluntários que se dispõem a ajudá-los em meio a pandemia.
O APP “Fique em Casa” foi criado pelos professores Rodrigo Sanches Devigo, Ricardo Lins e Sérgio Sass. Ele é voltado principalmente para auxiliar pessoas que estão nos grupos de risco da doença, como: idosos, pessoas com problemas cardíacos, hipertensos e diabéticos, entre outros.
Essas pessoas, por conta do risco que o vírus representa para sua saúde, tem, conforme orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS), de ficar em isolamento social, mas continuam precisando fazer compras no mercado, ir a farmácia ou buscar algo na casa de um parente.
Com o APP, voluntários que podem fazer esses serviços, são colocados em contato direto com as pessoas que precisam deles.
Os criadores do APP explicam que para se cadastrar é bem simples. Basta a quem precisa de ajuda ou quer ser voluntário acessar o site Fique em Casa no endereço: https://fiqueemcasa.surge.sh/ e se cadastrar.
As duas opções são: “Posso Ajudar” ou “Quero Ajuda”
Depois de preencher com dados pessoais o cadastro precisa ser aprovado. E este é um passo muito importante para garantir a segurança para os dois lados.
Aprovado o cadastro, quem se registrou como voluntário, por exemplo, vai ver um sinalizador vermelho. Isso indica que é alguém precisando de ajuda.
Os criadores do APP destacam que uma série de orientações são repassadas aos usuários como não dar carona para evitar o contágio. Além disso, eles são levados também para o site do governo com todas as dicas de prevenção ao coronavírus.
Até a manhã deste sábado, Mato Grosso do Sul tinha confirmados 28 casos do novo coronavírus.