Câmara destaca importância das escolas de samba para o carnaval corumbaense
As escolas de samba são fundamentais para o carnaval de Corumbá. Contribuem para a cultura, o turismo e a economia local, com desfiles e enredos que retratam a história e a cultura do povo, contribuindo para a preservação das tradições do País.
Esse ano não foi diferente. Mesmo com chuva, os desfiles atraíram um grande público à passarela do samba, inclusive turistas de várias regiões brasileiras e do exterior. Para homenagear estas pessoas que fazem com que a cidade seja detentora de um dos melhores carnavais do interior brasileiro, a Câmara Municipal prestou homenagens com outorga de Moções de Congratulações a estes personagens que dão um colorido especial à festa.
A iniciativa da homenagem partiu do vereador Hesley Santana e foi aprovada por unanimidade pelos integrantes do Poder Legislativo Corumbaense. Vale ressaltar que, este ano, devido as intervenções climáticas, não houve avaliação oficial para não prejudicar nenhuma agremiação, medida tomada para preservar a integridade dos participantes e garantir que o espetáculo ocorresse da melhor forma possível.
Dias atrás, a Câmara homenageou integrantes da LIBLOC (Liga Independente dos Blocos Carnavalescos de Corumbá) e agremiações filiadas, bem como a União dos Cordões Carnavalescos e agremiações filiadas, por ter proporcionado um grande carnaval em Corumbá.
Dessa vez, as homenagens foram para o presidente e vice-presidente da LIESCO (Liga Independente das Escolas de Samba de Corumbá), Victor Raphael de Almeida e José Martinez Neiva, respectivamente, bem como aos integrantes das escolas de samba Estação Primeira do Pantanal, Imperatriz Corumbaense, Acadêmicos do Pantanal, Marquês de Sapucaí, Caprichosos de Corumbá, Mocidade Independente da Nova Corumbá, A Pesada, Unidos da Major Gama, Unidos da Vila Mamona e Império do Morro.
Hesley destacou a importância de se homenagear personagens que proporcionaram um desfile esplendoroso. “Mas, para isso, todas as escolas que passaram pela Avenida General Rondon contam com uma equipe valorosa, presidente, mestre de bateria, rainha de bateria, carnavalesco, intérprete, 1° casal de mestre-sala e porta-bandeira, coreógrafo da comissão de frente, diretor de harmonia e carnaval e aderecistas. Sendo assim, nada mais justo que esses atores que protagonizam, muitas vezes nos bastidores, o nosso carnaval, sejam também reconhecidos e homenageados”, celebrou.
“O Carnaval de Corumbá tem o título de maior e melhor do Centro-Oeste, e para tanto, muitas agremiações trabalham arduamente para que esse título continue com a nossa cidade. São os Cordões, Blocos e Escolas de Samba que lutam incansavelmente para não deixar o samba morrer e nem acabar. As Moções surgem como forma de reconhecimento e incentivo a todos aqueles que fazem da nossa festa cultural, uma das melhores do Brasil”, finalizou Hesley.
Assessoria da Câmara de Corumbá