Campanha de doação de sangue integra processo de reativação do Núcleo Hemoterápico
Para integrar as ações do processo de reativação do Núcleo Hemoterápico de Corumbá, o município realizada nos dias 01 e 02 de junho uma campanha de doação de sangue aberta à toda população. O agendamento pode ser feito por telefone ou direto no hemonúcleo.
De acordo com a Prefeitura, o atendimento será das 7h às 11h30 e das 13h às 17h no dia 1º de junho; e das 7h ao meio dia no dia 02 de junho. Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos de idade (menores devem estar acompanhado pelo responsável).
Também é necessário ter no mínimo 55kg, e apresentar documento oficial com foto, estar bem de saúde, sem nenhum sintoma gripal, alérgico ou tosse. É essencial que a pessoa esteja bem alimentada e hidratada. A coleta será mediante agendamento, pelo número 3232-2470 ou no hemonúcleo, localizado na Rua Colombo, nº 1250.
Q28uem tomou a vacina H1N1 precisa esperar 48 horas para poder realizar a sua doação. Já as vacinas oferecidas contra a Covid têm prazos diferenciados. Quem tomou a Coronavac/Butantã precisa esperar 48 horas para doar. Já quem tomou a Astrazeneca/Oxfor/Fiocruz precisa esperar 7 dias para poder doar sangue. A vacina da Pfizer exigirá, de quem recebê-la, 7 dias de espera para efetivar a sua doação.
Reativação do Núcleo Hemoterápico
Esta campanha faz parte da reativação do Núcleo Hemoterápico de Corumbá. Como explica o Prefeito Marcelo Iunes, “esta é uma tratativa antiga que solicitamos prioridade e o Estado entendeu a necessidade e a urgência, o município irá ceder os profissionais devidamente habilitados, e o Estado fará as adequações que o prédio necessita. Até que tudo esteja finalizado as coletas serão quinzenais”.
O Secretário de Saúde, Rogério Leite conta “a reativação já foi pactuada na 299ª reunião da Comissão Intergestores Bipartide, mas não é simplesmente abrir as portas, precisamos de profissionais habilitados e de equipamentos específicos, inicialmente a coleta será aqui e o sangue será enviado para Campo Grande, mas futuramente o Estado instalará uma centrífuga, para que todos os procedimentos pós coleta sejam realizados na cidade”.