Geral

Casos do Covid-19 confirmados na região vieram de Miranda e estão em isolamento

Na manhã desta sexta-feira (17), a Prefeitura de Corumbá divulgou a confirmação de dois novos casos do Coronavírus na região, de acordo com o resultado dos testes realizados no Laboratório Central (Lacen) do Estado. Conforme assessoria, trata-se de dois presidiários que estavam em Miranda e foram encaminhados, por ordem judicial, para Corumbá e Ladário, cidades onde residem.

A matéria veiculada pela Prefeitura de Corumbá informou que os casos são classificados como “importados”, ou seja, que teve origem ou confirmação em outro local. Os homens estavam detidos em uma delegacia em Miranda, onde tiveram contato com caso confirmado. No dia 15 de abril, eles tiveram a prisão preventiva convertida em domiciliar, e foram liberados. Apesar de contaminados em Miranda, os casos contam para os municípios de residência.

Há pouco, o prefeito Marcelo Iunes esclareceu que, assim que comunicados sobre o fato, a Secretaria Municipal de Saúde de Corumbá comunicou a Barreira Sanitária, instituída no posto fiscal Lampião Acesso, solicitando a interceptação do carro. Em sua rede social, ele publicou uma nota explicando que desde que os presidiários chegaram ao município, seguem isolados em reclusão, sob escolta armada da Polícia Militar.

Leia na íntegra:

“Dois presidiários, um ladarense e outro corumbaense, testaram positivo para covid-19, eles vieram de outro município por determinação jurídica do juiz responsável pela vara em que se encontravam seus respectivos casos. Desde que chegaram em Corumbá estão isolados em reclusão e não tiveram contato com ninguém em nosso município. Ambos estão sob escolta armada da Polícia Militar, que não permite evasão e nem visitas aos pacientes.
Portanto, ainda não temos transmissão comunitária, pois nenhum dos dois contraiu a doença aqui. Todos os devidos cuidados estão sendo tomados pela vigilância sanitária, autoridades policiais e demais profissionais envolvidos na condução destes dois casos.”

Falta interpretação?

Apesar da matéria publicada anteriormente pelo MS NO AR conter todas as informações claras sobre o caso, muitas pessoas questionaram a veracidade da notícia e até mesmo quiseram “descartar” os casos. Acontece que, seguindo protocolos, os casos foram contabilizados para Corumbá, conforme Boletim Epidemiológico da Secretaria Especial de Saúde do MS.

No entanto, um dos presidiários é residente de Ladário e, desta forma, a Prefeitura de Corumbá responsabilizou o município vizinho pelo registro do caso. Ou seja, apesar dos casos serem importados, as duas cidades pagaram o pato pela contaminação em Miranda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile