Educação

Chapa pura de mulheres é diferencial no pleito à reitoria da UFMS

No próximo dia 17 de julho a comunidade acadêmica da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul será consultada para escolher a nova gestão da instituição para o período de 2020 a 2024. Nos 40 anos de história da UFMS é a primeira vez que o pleito conta com uma chapa formada somente por mulheres. A chapa 1, “Cultura, Ciência e Consciência”, tem à frente as professores doutoras Beth Bilange, candidata a reitora, e Lucilene Machado, candidata a vice que trazem no plano de gestão o resgate dos valores essenciais da universidade pública pautados pela autonomia, democracia, pluralidade, inovação, justiça social e diversidade. Valores estes fundamentais para que uma instituição de ensino superior exerça com excelência sua missão de ensino, pesquisa e extensão.

Graduada em 1986 pela UFMS, sempre atuou na educação, e desde 2009, Beth acumula experiência pedagógica, administrativa e de gestão em diversas áreas da instituição.

“O que move a universidade é o compromisso do seu público com o ensino, com a ciência e com o conhecimento, e quando assumimos esse compromisso com transparência, ética e integridade, temos como resultado a transformação de pessoas e da sociedade. Não se trata de paredes e políticas, se trata de identidade e de propósito”, defende Beth.

Para isso, a Chapa 1 aposta em uma gestão com firmeza e determinação para superar os desafios, garantir recursos para avançar na qualidade do ensino, no desenvolvimento Institucional e garantir a internacionalização e novos cenários para a formação dos estudantes.

“A universidade precisa voltar a ser um espaço de encontros, de diversidade, de contraditórios, de acolhimento e de diálogo. É preciso resgatar a crença no poder transformador da educação, na admiração ao ensino-aprendizagem e no respeito à coisa pública. É momento de nos posicionarmos, levantar bandeiras e defender convicções. A nossa foi transformada em um projeto que compartilhamos com a comunidade acadêmica”, acrescenta Lucilene.

O plano de gestão da Chapa “Cultura, Ciência e Consciência” é estruturado em 5 pilares, sendo:

  • Pessoal – Priorizar a qualidades dos serviços oferecidos aos públicos discente, docente, servidor, técnico e aposentados. Reconhecer cada público, acolher suas necessidades e valorizá-los.

  • Social – Promover justiça social, capacitação e desenvolvimento do ser humano por meio da arte e da cultura, estimulando e apoiando todo tipo de ação que promova formação mais solidária e cidadã para a transformação da realidade.

  • Cultural – No sentido amplo de cultura, construir uma nova narrativa pós-pandemia, do discurso e do redesenho do espaço social em favor do fortalecimento da instituição.

  • Inovação – elemento transformador do conhecimento para torná-lo aplicável, útil à sociedade. Fazer da inovação um caminho natural e possível do ensino, pesquisa e extensão.

  • Administrativo – gerir os recursos destinados à administração por meio de um olhar integrador para todos os campi, diminuindo a fragmentação e considerando as dificuldades de cada unidade do interior e da capital.

 

CONHEÇA AS CANDIDATAS

Elizabeth Maria Azevedo Bilange – Reitora

Docente na Faculdade de Ciências Humanas graduou-se pela UFMS na primeira turma de Licenciatura em Letras (1986-1991), sempre engajada em movimentos estudantis e projetos de extensão, pesquisa da vida universitária, sendo propositora da fundação do atual Coral da UFMS. É Mestre e Doutora pela USP. Desde 2009, atua como professora concursada na UFMS. Em 2017 foi assessora da Reitoria conhecendo a fundo o ambiente de gestão da UFMS. Sempre atuou em projetos com propósitos sociais.

Lucilene Machado Garcia Arf – Vice-Reitora

Professora Adjunta/UFMS/CPAN. Doutorado em Teoria da literatura – UNESP, com estágio na Universidade Complutense de Madrid. Mestrado em Estudos literários pela UFMS e graduação em Letras. Especialista em Língua e cultura espanhola pela Universidade Complutense de Madrid. Coordenou o Projeto Escolas de Fronteiras/PEIF, do Programa Institucional do MEC em parceria com o Mercosul. É Membro da Academia Sul-mato-grossense de Letras. Tem obras publicadas em Portugal, Espanha e Itália. Colabora regularmente com o Jornal Le Monde Diplomatique.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile