Com segunda pior taxa de isolamento, “cenário daqui 15 dias será bem pior”, projeta Secretaria de Estado de Saúde
Com uma das piores taxas de isolamento social do país, Mato Grosso do Sul pode enfrentar uma crescente acelerada do Coronavírus. “Agora, estamos colhendo a taxa de isolamento de 15 dias atrás. Então, com a pior taxa do momento, hoje de 38,4%, provavelmente o cenário daqui 15 dias será bem pior”, afirmou a secretária-adjunta da Secretaria de Estado de Saúde do MS, Crhistinne Maymone.
O descaso com as orientações do isolamento e das práticas de contenção ao Covid-19 tem preocupado as autoridades, principalmente de Campo Grande, onde se concentra o maior número de pessoas infectadas, 142. O apelo para que as pessoas fiquem em casa aconteceu durante a live do Governo na manhã de hoje, em que foram repassadas informações sobre a evolução do Coronavírus no Estado e a preocupação com as pessoas que ainda não se conscientizaram sobre a gravidade da síndrome respiratória.
O secretário de Saúde do Estado, Geraldo Resende, reforçou o alerta sobre o contágio do vírus. “Não podemos baixar a guarda. A cada dia o coronavírus se comporta de forma diferente. Então, esse é nosso apelo. Continuemos com todas as medidas adotadas pelo Governo e com a colaboração da população em relação ao isolamento”, defendeu ele em live nas redes sociais do Governo do Estado. “A cada dia que passa estamos vivenciando menores taxas. Isso nos incomoda muito. Hoje estamos no 27° lugar entre todos os estados mais o Distrito Federal”, explicou o Resende.
Christinne Maymone explicou que Mato Grosso do Sul que o aumento dos casos (nove, nas últimas 24 horas) está relacionado à baixa taxa de isolamento social. A doutora utilizou o plantio e a colheita obrigatória para, praticamente, desenhar o contexto atual. “Quando você diminui a taxa de isolamento social, você está plantando menos isolamento, e você colhe mais doença”, expôs. Mas a maior preocupação é para daqui duas semanas, quando as notificações tomarão proporções maiores. “Daqui 15 dias será bem pior, porque é uma colheita de uma taxa que nós plantamos nesse período”.
A recomendação é para que as pessoas fiquem em casa, atentas; e que ao sair na rua, façam uso de máscaras e aumentem a higienização, principalmente ao retornarem para casa.
Mais duas cidades
Conforme boletim desta terça-feira, Brasilândia e Guia Lopes da Laguna entraram para a lista de cidades com casos de Coronavírus. Agora, todas as 11 microrregiões de saúde do Estado têm registro da doença.
Live
O vídeo completo da live de hoje pode ser conferido no Facebook do Governo do Estado: facebook.com/GovernodeMatoGrossodoSul.
Diante da pandemia do novo coronavírus e da frequente necessidade de utilizar a informação como ferramenta de saúde, o Governo do Estado adotou o formato de entrevistas coletivas online transmitidas pelas redes sociais para informar jornalistas e sociedade sobre a situação da doença no Estado, evitando assim a propagação de fake news.