Eleições 2020Política

Confira o que o eleitor precisa levar no dia da votação

Nas eleições municipais deste ano, cerca de 147 milhões de brasileiros, irão às urnas neste domingo (15). A escolha dos candidatos a prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, contam com mais de 557 mil brasileiros disputando os cargos do Executivo nas câmaras municipais. 

As seções eleitorais, deste ano, terão horário diferenciado, em razão da COVID-19. A Justiça Eleitoral decretou uma hora a mais no horário de votação (7h às 17h), com foco na segurança dos eleitores do grupo de risco, que terão horário especial para a votação (7h às 10h). A medida visa diminuir aglomeração fora e dentro das zonas eleitorais. 

O votante deverá comparecer a sua zona eleitoral, portando documento oficial com foto e título eleitoral. Porém, se o eleitor não possuir o título, o brasileiro que portar qualquer documento pessoal com foto, sabendo seu local de voto, terá a chance de exercer seu direito. 

Caso o eleitor tenha dúvidas a respeito do título eleitoral, mais informações podem ser obtidas no Portal do TSE, no item “Serviço ao eleitor”. Já quem fez a identificação biométrica, poderá usar o e-Título, que pode ser baixado em celular e tablets, por meio do Google Play ou App Store. 

Veja o que o eleitor pode e precisa levar no dia da votação

Nestas eleições o voto será apenas para dois candidatos, portanto a memorização dos números pode ser mais fácil, mas o eleitor pode levar sua “colinha”. A primeira escolha é o número do vereador, que contém cinco dígitos; o segundo voto vai para o candidato a prefeito, cujo número possui dois dígitos.

Para as Eleições municipais, deste ano, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE)  ouviu alguns dos maiores especialistas médicos, infectologistas e biólogos do país e estabeleceu um Plano de Segurança Sanitária. A Justiça Eleitoal visa evitar aglomerações e a disseminação da COVID-19 nas mais de 401 mil seções eleitorais espalhadas pelo país.

O eleitor e todos que participarem das eleições, devem permanecer de máscara desde o momento em que sair de casa até a chegada a zona eleitoral, evitando contato físico com outras pessoas. 

O TSE produziu uma uma série de vídeos e spots e trazem dicas sobre o passo a passo da votação, cuidados e lembretes que devem ser tomados antes de sair de casa, com todas as informações sobre os dias e horários das eleições. Com informações do Tribunal Superior Eleitoral. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile