Coronavírus: Ministério da Saúde anuncia nove casos suspeitos
BRASÍLIA — O Ministério da Saúde informou nesta quarta-feira que há nove casos suspeitos do novo coronavírus no Brasil, enquanto outros quatro já foram descartados. Nenhum foi confirmado até o momento. Os casos suspeitos foram registrados em São Paulo (3), Santa Catarina (2), Minas Gerais (1), Rio de Janeiro (1), Paraná (1) e Ceará (1). Entre os descartados, são três do Rio Grande do Sul e um do Paraná. A nova cepa do vírus, identificado como 2019-nCoV, causa febre e problemas respiratórios, e já matou ao menos 133 pessoas, todas na China.
O balanço anterior, divulgado na terça-feira, apontava três casos suspeitos no Brasil: um em Minas Gerais, um no Paraná e outro no Rio Grande do Sul. Deles, apenas o de Minas ainda é considerado suspeito, enquanto os outros dois estão agora entre os descartados.
— Ainda estamos trabalhando com um número pequeno. Sabemos que daqui para a frente, os números vão crescer muito — disse o secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo dos Reis, acrescentando que o problema “não vai terminar rapidamente”.
Além dos nove casos suspeitos e quatro descartados, outros 20 notificados em sete estados foram excluídos porque sequer cumpriam a definição de caso suspeito.
O Ministério da Saúde não deu nenhuma orientação específica para o carnaval. De acordo com os porta-vozes, por enquanto, as orientações são as mesmas dadas para redução de transmissão de vírus influenza — lavar as mãos, cobrir a boca ao tossir ou espirrar, usar lenços descartáveis.
Os casos divulgados pelo Ministério da Saúde são de pessoas que apresentaram febre e pelo menos um sinal ou sintoma respiratório, como tosse ou dificuldade para respirar. Eles se enquadram na atual definição de caso suspeito para o nCoV-2019 (o novo coronavírus), estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
***Foto: Passageiros com máscaras chegam a aeroporto nos EUA Foto: MARK RALSTON / AFP
Leia mais: https://oglobo.globo.com/sociedade/saude/coronavirus-ministerio-da-saude-anuncia-nove-casos-suspeitos-24218058?utm_source=Facebook&utm_medium=Social&utm_campaign=O%20Globo