Corumbá lança campanha ‘16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres’
A edição 2020 da campanha ‘16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres’ foi aberta na manhã dessa quarta-feira, 25 de novembro, com a realização de uma blitz educativa no cruzamento das ruas Frei Mariano e Delamare, área central de Corumbá. As atividades são executadas pela Prefeitura Municipal por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, vinculada à Secretaria Especial de Cidadania e Políticas Públicas. A campanha vai até 10 de dezembro, data em que se comemora o Dia Internacional dos Direitos Humanos.
“Iniciamos hoje as ações dos 16 dias de ativismo, uma campanha mundial com o objetivo de sensibilizar a toda sociedade na luta pelo fim da violência contra a mulher e também contra as meninas. É importante que toda a comunidade sensibilize e que possamos discutir políticas públicas eficazes no combate à violência”, disse Zenaide Olarte, coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres.
Além da blitz desta quarta-feira, a programação da campanha prevê a realização de ações de mobilização, exibição de áudios no comércio local, blogagem coletiva, postagens nas redes sociais e entrevistas em rádios.
A data de lançamento da campanha, neste 25 de novembro, marca a passagem do Dia Internacional do Combate à Violência Contra a Mulher, instituído durante Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em 1999, com objetivo de promover reflexões sobre a situação de violência em que vivem milhares de mulheres espalhadas pelo mundo.
A Prefeitura de Corumbá tem preocupação constante com a questão e desenvolve ações o ano inteiro. Há leis e diversos mecanismos para combater esse tipo de violência. O Município tem avançado muito e sua Rede de Proteção e Enfrentamento à Violência contra a Mulher é referência no Estado. Entre as ações da Prefeitura estão implantação da Patrulha Maria da Penha, o Dia Municipal de Combate ao Feminicídio e a Semana Municipal de Combate ao Feminicídio; decreto e estruturação do CRAM.
Os 16 dias de ativismo
Os movimentos feministas e de mulheres escolheram o período compreendido entre os dias 25 de novembro e 10 de dezembro, como marco da campanha, justamente devido às quatro datas significativas na luta pela erradicação da violência contra as mulheres e garantia dos direitos humanos, inseridas nestes 16 dias. A abertura marca o Dia Internacional da Não-Violência contra as Mulheres, celebrado em 25 de novembro. Já o encerramento, em 10 de dezembro, marca o Dia Internacional dos Direitos Humanos.
A campanha ‘16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres’ é uma mobilização mundial, realizada em mais de 160 países. No Brasil começou em 2003. Em Mato Grosso do Sul, a lei 4.784/2015 institui o dia 25 de novembro como Dia Estadual de Mobilização pelo Fim da Violência Contra Mulher, inserindo no calendário oficial do Estado