CorumbáDestaqueHojeDESTAQUES

Corumbá promove vacinação antirrábica a partir de amanhã

Corumbá inicia na quinta-feira, 1° de agosto, a campanha de vacinação antirrábica. A meta é imunizar 26 mil animais, entre cães e gatos, a partir de três meses de idade. O serviço será levado de casa em casa. O bairro Generoso será o primeiro a ser atendido. A Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vai empregar 10 equipes na imunização de segunda a sexta-feira das 08h às 13 horas. A vacinação é totalmente gratuita.

“Nossa perspectiva é imunizar 80% da população, entre cães e gatos, que vai dar 26 mil animais. Vamos levar a vacinação de casa em casa, começando pela região dos bairros Generoso, Dom Bosco e Aeroporto, que fazem parte da área do cinturão de fronteira com a Bolívia. Na sequência vamos estendendo para toda a cidade”, disse o médico veterinário e coordenador da Vigilância em Saúde Ambiental (Visamb), Alexandre Vasconcelos Cavassa. A Visamb é responsável pela coordenação do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

Nos imóveis que estiverem fechados, a equipe deixará um aviso informando da passagem no local. Os animais não vacinados podem ser levados ao Centro de Controle de Zoonoses para que sejam imunizados. “Pode procurar o CCZ que vai ser imunizado. Independente de campanha, pode levar ao CCZ que o animal é vacinado”, ressaltou o coordenador da Visamb.

O Centro de Controle de Zoonoses fica na rua João B. Couto s/n°, bairro Guanã, e atende de segunda a sexta das 07h às 11 horas e das 13h às 17 horas. Sábados, domingos e feriados, o plantão vai das 07h às 17 horas.

Além da vacinação realizada nas casas – de segunda a sexta-feira – a Prefeitura vai montar pontos fixos aos sábados para imunização. O primeiro deles será instalado no dia 03 de agosto, no bairro Padre Ernesto Sassida, das 08h às 14 horas. Numa ação conjunta com os Ministérios da Saúde brasileiro e boliviano, a vacinação antirrábica será levada para a Bolívia nos dias 31 de agosto e 1° de setembro.

Ao chamar a população corumbaense para vacinar cães e gatos, o coordenador da Vigilância em Saúde Ambiental fez um alerta sobre a importância de manter os animais em casa. “Temos percebido, pela cidade toda, muitos animais semi domiciliados. Eles têm dono, mas estão vivendo a maior parte do tempo na rua. Seria importante mantê-los em casa”, disse.

 

A raiva

De acordo com o Ministério da Saúde, a raiva é uma doença infecciosa viral aguda grave, que acomete mamíferos, inclusive o homem, e caracteriza-se como uma encefalite progressiva e aguda com letalidade de aproximadamente 100%. É causada pelo Vírus do gênero ‘Lyssavirus’, da família ‘Rabhdoviridae’. É transmitida através do contacto com a saliva de um animal doente, principalmente pela mordida de um cão ou gato, mas também pode ser transmitida por morcegos através de mordeduras, arranhaduras ou lambeduras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile