COVID-19 e animais de estimação: devo ir ao veterinário ou esperar?
O COVID-19 e animais de estimação também é uma preocupação nesse momento assustador de pandemia. Durante esse período de distanciamento social, todos deveríamos estar tentando fazer nossa parte para “achatar a curva” desse vírus. Isso significa ficar em casa e reduzir o contato desnecessário com outras pessoas.
Mas, enquanto nossos animais de estimação provavelmente estão adorando esse tempo extra conosco, o que fazer caso seja preciso ir ao veterinário?
Muitas clínicas veterinárias recomendam entrar em contato apenas se o animal estiver doente. Outra dica é adiar as consultas de rotina até um momento mais seguro. Alguns estão usando, portanto, a “medicina virtual”, onde você pode se conectar com seu veterinário por meio de bate-papo em vídeo para problemas menores ou realizar um acompanhamento agendado.
E agora, você deve levar seu animal de estimação ao veterinário?
Com a nova prática de distanciamento social, como saber se você deve levar seu animal de estimação ao veterinário hoje ou se é algo que pode esperar?
Aqui estão algumas dicas úteis para garantir que você esteja cuidando do seu pet da melhor forma possível, minimizando o risco de exposição ao COVID-19.
Vá a um veterinário de emergência imediatamente se seu animal de estimação:
- apresentar uma ferida aberta;
- tiver um histórico de trauma;
- mostrar sinais de dor;
- estiver com dificuldade em respirar
- repentinamente, mostra sinais de claudicação ou fraqueza;
- tiver dificuldade em urinar;
- apresentar vômitos e diarreia prolongados (especialmente, se houver sangue) ou qualquer distensão grave do abdômen;
- mostrar sinais neurológicos como convulsões, tremores, tropeços, desorientação;
- estiver aparentando um comportamento anormal, como gengiva pálida, hematomas no corpo, olhos esbugalhados, olhos semicerrados, cabeça pendendo para um lado;
- apresentar inchaço facial ou urticária;
- ingerir uma toxina: medicamentos humanos, chocolate, xilitol (adoçante artificial), rato venenoso, uvas, etc.
Ligue para o seu veterinário
É importante ligar para o veterinário, se o seu animal de estimação:
- vomitou uma ou duas vezes em menos de 24 horas;
- tem diarreia há menos de 24 horas, mas está agindo normalmente;
- tosse, mas sem sinais de respiração difícil;
- está espirrando e tem olhos lacrimejantes;
- não come há mais de 24 horas;
- estiver com coceira ou tremor nas orelhas.
O que devo fazer se meu veterinário estiver fechado?
O COVID-19 e animais de estimação também são uma preocupação pertinente! Os serviços veterinários foram considerados “essenciais” pelo governo federal, mas isso não significa que eles seja;m obrigados a permanecer abertos.
A designação essencial significa que os hospitais veterinários não são obrigados a fechar como muitas outras empresas. Se a clínica local, portanto, não conseguir estabelecer protocolos que lhes permitam trabalhar com segurança, podem optar por fechar.
Neste caso, ligue para verificar se há uma mensagem gravada com o número de outro veterinário para o qual você pode recorrer e também verifique o site do veterinário para obter essas informações.
Envie um e-mail, por conseguinte, pedindo uma indicação para outro veterinário. É provável que eles ainda tenham alguém respondendo e-mails dos clientes.
Se você não conseguir contatá-los, portanto, entre em contato com o serviço veterinário de emergência 24h. Por conseguinte, descreva suas preocupações com seu animal de estimação e pergunte se eles recomendam uma consulta imediata!