DESTAQUESPolítica

Eleições 2020: “Céu de Brigadeiro em Corumbá” – Quando começa a pré-campanha?

Editorial || Da Redação


Marcelo Iunes, Paulo Duarte, Gabriel Alves e Elano Almeida são nomes fortes para a disputa

Para aqueles que querem alçar voo nas eleições municipais do ano que vem, pelo menos por enquanto, na pré-campanha, paira um “céu de brigadeiro”. Nada de nuvens carrancudas, ventos ou tempestades, pelo contrário, a calmaria é tanta que chega até a levantar desconfiança, uma vez que o município sempre foi de uma política acirrada e concorrida, muitas vezes ultrapassando o campo das boas maneiras e até mesmo da ética.

Absoluto em seu posto e o único com pré-candidatura definida pelo partido até agora, o prefeito Marcelo Iunes, que já conseguiu o aval do presidente tucano Sérgio de Paula, com direito a elogio e tudo, vem se mostrando um tocador de obras. Com canteiros em todos os quadrantes da cidade visita pessoalmente cada um deles toda semana e aproveita para conversar com os moradores.
Chegou a pairar uma certa dúvida no PSDB, dando conta de que a deputada federal Bia Cavassa pudesse bater chapa na convenção com Iunes. O todo poderoso De Paula, entretanto, já afirmou que o estatuto do partido garante a posição a Iunes que estaria, segundo ele, bem nas pesquisas e na administração. Além disso, afirmou que Bia Cavassa vem se mostrando uma parlamentar imprescindível para Mato Grosso do Sul no Congresso Nacional. E desta forma acomodou as coisas no partido que domina o poder na Cidade Branca.

Por seu lado, o ex-prefeito Paulo Duarte é ainda uma incógnita. Uns dizem que ele abriu mão de concorrer e até que teria dispensado sua equipe, boa parte dela já trabalhando em lado oposto. Só que Durte tem visitado Corumbá, cidade da qual se mudou logo após ter perdido as eleições de 2016 para Ruiter Cunha, e feito muitos contatos que podem até fazê-lo “mudar de ideia”.

Duarte é MDB, e dentro de seu partido, outro nome desponta tentando viabilizar a candidatura ao Executivo corumbaense. O vereador Gabriel de Oliveira vem trabalhando duro para fortalecer seu nome e espera contar até mesmo com o apoio de Paulo Duarte. Médico e filho de políticos, ele acredita que possa surpreender em 2020.

Correndo por fora vem Elano Holanda Almeida do PSL. Ele já disputou vários cargos e nunca conseguiu se eleger. Ano que vem, entretanto, acredita na onda bolsonariana que emplacou vários parlamentares com surpreendentes somas de votos nas eleições passadas, mesmo os desconhecidos. Resta saber se o efeito vai perdurar até lá. Muitos dizem que Elano teria perdido a oportunidade em 2018 quando poderia ter sido eleito deputado.

Outros nomes devem despontar nesta seara e alguns até para atrapalhar algumas candidaturas. É normal que isso aconteça em Corumbá onde pouco se pensou na cidade até agora e sim na importância de fortalecer este ou aquele grupo político. Entre esses nomes estaria, e os comentários foram fortes, o do ex-senador Delcídio do Amaral, preso em 2015 por tentar ajudar na fuga de Nestor Serveró e cassado em 2016 por quebra de decoro parlamentar, mas o ex-senador, que está no PTC, estaria tentando viabilizar sua candidatura a prefeito de Campo Grande e não de Corumbá.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *