Eleições 2020Política

Eleições 2020: Serviços de checagem e TSE firmam parceria contra fake news

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) firmou parceria com nove serviços de checagem de informações no último dia 1º de outubro com objetivo principal de enfrentamento das fake news. O Programa de Enfrentamento à Desinformação estabelece uma rede nacional de verificação de informações relativas ao processo eleitoral e a favor da circulação de conteúdos verificados.

A agência –  AFP Checamos – reagirá à ação de “milícias digitais” nas eleições. Além da AFP, participam do projeto Agência Lupa, Aos Fatos, Boatos.org, Comprova, E-Farsas, Estadão Verifica, Fato ou Fake e UOL Confere, as quais promovem debates e esclarecimentos fundamentais à tomada de decisão do eleitor. As notícias submetidas a verificação estão sendo publicadas no portal “Fato ou Boato”, do TSE.

Programa de Enfrentamento à Desinformação

A página Fato ou Boato fomenta a circulação de conteúdos verídicos e estimula a verificação por meio da divulgação de notícias checadas, recomendações e conteúdos educativos. Essa iniciativa integra o Programa de Enfrentamento à Desinformação nas Eleições 2020, que mobiliza mais de 50 instituições, entre partidos políticos e entidades públicas e privadas, para enfrentar os efeitos negativos provocados pela desinformação relacionada à democracia.

Desde setembro, a página Fato ou Boato é a plataforma do projeto Coalizão para Checagem – Eleições 2020, do TSE, e estabelece uma rede nacional de verificação de informações relativas ao processo eleitoral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile