Educação

Ensino de Libras e Empreendedorismo agora será obrigatório nas escolas estaduais do MS

A Lei entrará em vigor na data de sua publicação, com efeitos a partir de 1º de janeiro de 2021.

Duas novas disciplinas farão parte das 355 escolas estaduais do estado. Sendo elas os temas sobre a Língua Brasileira de Sinais e Empreendedorismo, que serão ofertadas de forma transversal com disciplinas já existentes, ou seja, que o tema é de extrema relevância para a atualidade. A obrigatoriedade do ensino dessas disciplinas vieram por meio da aprovação dos projeto de lei 5/2020, de autoria do deputado Jamilson Name (Sem partido) (Ensino de Libras) e 130/2020 (Empreendedorismo), do deputado Antônio Vaz (Republicanos), onde foi publicado nesta quarta-feira, no Diário Oficial do Estado.

Na disciplina de empreendedorismo, os professores deverão abordar noções sobre o desenvolvimento de habilidades e competições para sua absorção no mercado de trabalho; ética, livre iniciativa, sustentabilidade e cooperação; educação financeira, cultura organizacional, gestão de negócios e de mercado; e capacidade de gestão e inovação.

Já no ensino de Libras, os componentes curriculares poderão ser inclusos na etapa do Ensino Médio, em caráter complementar. O tema deverá ser abordado onde compõem a área do conhecimento à qual se relaciona, a partir de abordagens conceituais, históricas e culturais, focando sua importância no contexto da inclusão social.

A Secretaria de Estado de Educação (SED), ficará responsável pelo conteúdo programático e com as devidas orientações, onde poderá ministrar palestras de comunicação e expressão para o desenvolvimento linguístico de natureza motora e visual e se torne familiar para a comunidade escolar, ressaltando a importância da cidadania e inclusão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *