Pesquisa & Inovação

Estagiário descobre existência de planeta com dois sóis, em 3º dia na Nasa

O jovem Wolk Cukier, 17 anos, ficou conhecido mundialmente após uma das maiores descobertas da Nasa. Com apenas três dias de treinamento na agência espacial norte-americana, o estagiário descobriu, junto à equipe, a existência de um novo planeta com dois sóis, distante 1.300 anos-luz da Terra. A descoberta aconteceu em meados de 2019, mas só foi divulgada agora.

A função de Cukier era examinar os dados do TESS, conhecido como “Satélite de Pesquisa de Exoplaneta em Transição” ou, mais informalmente, “caçador de planetas”. A unicidade do projeto é que ele convida pessoas sem treinamento aprofundado na área a serem voluntárias para assistir à transmissão on-line de padrões no brilho das estrelas que podem sugerir a existência de um novo planeta.

Ilustração do TOI 1338 b — Foto: Chris Smith/Nasa's Goddard Space Flight Center
Ilustração do TOI 1338 b (Foto: Chris Smith/Nasa’s Goddard Space Flight Center)

Entre uma pesquisa e outra, numa rotina com menos de 72 horas, o estagiário notou um brilho diferente vindo de duas estrelas 6,9 vezes maior que a Terra. Uma banca examinadora foi convocada para checar a informação e acompanhar por semanas a movimentação do planeta antes de confirmar a descoberta.

“Eu estava procurando nos dados tudo o que os voluntários apontaram como um binário que eclipsou um sistema no qual duas estrelas giram em círculo, e do nosso ponto de vista são eclipsados ​​a cada órbita”, disse Cukier, segundo um comunicado da NASA.

A checagem foi feita a partir de um programa batizado de Eleanor, em homenagem à personagem Eleanor Arroway, protagonista da obra Contato, de Carl Sagan. A ferramenta avalia se as transições são reais ou resultado de distorções ou interferências, por exemplo. Cukier teve a missão de estudar como duas estrelas se cruzariam criando um eclipse no sistema solar TOI 1338, mas em sua observação ele notou algo na órbita de duas estrelas que bloqueavam a luz.

“Nossas certezas vieram e se foram algumas vezes, mas ao final estávamos seguros de que havíamos encontrado um planeta”, declarou o prodigioso funcionário à rede americana ABC.

Com informações do G1 e SBT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *