Estreia documentário que conta trajetória dos Mestres da Cultura Popular de Corumbá e Ladário
O nome já anuncia o enredo: “Vozes da Cultura Popular de Corumbá e Ladário”. Lançado nesta segunda-feira, 31 de maio, o documentário retrata em sete episódios a vida e atuação de sete mestres da cultura popular brasileira que criaram suas raízes aqui na região. O projeto totaliza pouco mais de uma hora e será lançado por partes ao longo desta semana.
A produção audiovisual dirigida pela socióloga e produtora cultural Wanessa Rodrigues conta a trajetória de sete artistas de Corumbá e Ladário, reconhecidos nacionalmente como mestres pelo Prêmio Culturas Populares, e a forma como colaboram para a cultura local. “É gratificante poder ter essa oportunidade de registrar um pouquinho da atuação deles. Dentro de poucos minutos conseguimos mostrar a amplitude do que são e o valor da cultura feita por essas pessoas”, destacou.
O lançamento foi estreado pelo mestre-cururueiro Sebastião de Souza Brandão, que há décadas produz e ensina o modo de fazer a viola de cocho. Também participam do projeto as mestras Maria Cecília, Bianca Machado, Marlene Mourão e Noêmia Alzamende; e os mestres Benedito C G Lima e Sérgio Pereira. Todos eles responsáveis por enraizarem seus feitos culturais em Corumbá e Ladário.
Contribuições estas que já são vistas compartilhadas e reproduzidas pela própria população, seja no modo de fazer a viola de cocho, na poesia, no teatro, nas artes plásticas, no artesanato, na dança ou em quaisquer outras manifestações que marcam Corumbá e Ladário como o berço cultural do Estado.
A escolha pelo elenco, segundo Wanessa, foi baseada nos trabalhos já desenvolvidos anteriormente. “O projeto é fruto de uma parceria que construímos há pelo menos 10 anos. E que nos últimos anos se intensificou com a consultoria que prestei a eles no Prêmio Culturas Populares, em que todos foram reconhecidos como mestres”, pontuou.
Outro destaque dado pela produtora é a facilidade do acesso ao material, que ficará disponível permanentemente na internet. “Sem contar que poderá ser trabalhado dentro da escola e servir para trabalhos futuros”, completou. O documentário está disponível no canal Saber Cultura, no Youtube, e poderá ser assistido na íntegra até sexta-feira.
Esta ação é uma realização do Governo do Estado de MS por meio de sua Fundação de Cultura, proveniente da Lei Federal de Emergência Cultural n. 14.017/2020 – Lei Aldir Blanc.
Ficha técnica
Direção e roteiro: Wanessa Pereira Rodrigues
Produção audiovosual: Emmanuel Cavasana
Pesquisa: Jéssica Canavarro
Assistente: Danilo Souza
Mestres(as):
Cecília Maria – atriz e diretora do Grupo de Teatro Tesouro Pantaneiro
Bianca Machado – atriz, produtora, festeira de São João e diretora da Cia de Teatro Maria Mole
Marlene Mourão – escritora, poeta, desenhista e artista plástica
Sebastião Brandão – artesão da viola de cocho e Cururueiro
Benedito C G Lima – professor, escritor e poeta
Sérgio Pereira – artista popular, agricultor familiar e professor de artes
Noêmia Alzamende – artesã e presidente do Grupo Anjos Dourados