Exemplo de organização, Corumbá deve receber Congresso Nacional da Fenasamba em 2023
A Prefeitura de Corumbá, por meio da Fundação de Cultura e Patrimônio Histórico, e a Liga Independente das Escolas de Samba de Corumbá (LIESCO), representaram a maior folia do Centro-Oeste brasileiro no Conasamba, o Congresso Nacional da Fenasamba, que aconteceu nos dias 13 e 14 de novembro, no município de Vitória, no Espírito Santo.
Além da participação, a cidade ganhou destaque participando de um Painel de Debates sobre as parcerias entre Entidades Carnavalescas e Poder Público na perspectiva do Carnaval, onde o presidente da Liesco, Victor Raphael, e o secretário-executivo da Fundação de Cultura, Sandro Asseff, explanaram sobre o formato da festa realizada na Capital do Pantanal.
O Presidente da Federação Nacional das Escolas de Samba, Kaxitu Ricardo Campos, comentou sobre a participação de Corumbá na Conasamba: “Corumbá e muito importante no cenário do carnaval do Brasil. Trata-se do carnaval mais estruturado do Centro Oeste e também por conta de ser um modelo a ser vendido para outros países, já que a cidade faz fronteira com a Bolívia e isso expande os horizontes dos desfiles das escolas de samba”, afirmou.
“É muito interessante chegar em um grande evento e perceber que as pessoas conhecem o carnaval de Corumbá e reconhecem a sua magnitude. Isso significa que tudo aquilo que estamos realizando em prol da folia está sendo percebido pelos pares espalhados pelo Brasil. O reconhecimento que se tem por essa festa tão tradicional para o nosso povo é emocionante”, frisou o secretário-executivo Sandro Asseff.