Exposição “Se São João soubesse” está aberta à visitação no Museu de História do Pantanal
A Prefeitura de Corumbá, por meio da Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico, realizará a Exposição “Se São João soubesse…”, do artista plástico Jamil Canavarros, que ficará disponível para visitação no Museu da História do Pantanal (MUHPAN) de 10 de novembro de 2021 a 10 de janeiro de 2022.
Neste ano tão emblemático, em que finalmente o Banho de São João é reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, Canavarros, com olhar sensível, nos brinda com uma viagem sensorial por todas as etapas desse festejo: a novena, a subida do mastro, a descida com a imagem do santo e o banho no rio Paraguai.
Nos seus 40 anos de atuação cultural na cidade, Jamil Canavarros já participou de diversas exposições coletivas e individuais, tem larga experiência na pintura muralista, recheando a cidade com suas cores e formas e fazendo da própria cidade uma grande tela a céu aberto. Seu trabalho mais recente, representando os festejos populares icônicos de nossa cidade pode ser apreciado quando descemos a ladeira José Bonifácio.
Suas pinturas e esculturas compõem acervos de diversas instituições e equipamentos culturais da cidade. E, além de sua produção artística, Jamil atua como arte educador no projeto Caminhos da Cultura¸ da FCPH, realizando oficinas de cunho sociocultural em Centros de Atenção Psicossocial, estabelecimento penitenciário feminino, escolas e outros locais, oportunizando a descentralização da cultura e o incentivo à arte para todos.
Serviço: A exposição está disponível ao público de 10 de novembro de 2021 a 10 de janeiro de 2022, das 08h às 12h, no Museu da História do Pantanal (MUHPAN), localizado no Porto Geral. Serão respeitadas todas as normas de biossegurança vigentes.
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Corumbá