Familiares reencontram idoso após 20 anos desaparecido
A terça-feira foi mais colorida para o seo Cesar Borba, que reencontrou seus familiares após 20 anos de distância. O encontro, ainda virtual, aconteceu em Bonito/MS, cidade onde ele estava em situação de rua desde maio deste ano. Borba era de Florianópolis, Santa Catarina, e a localização só foi possível por uma ação conjunta entre o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) e de investigadores das polícias Civis de Bonito e Florianópolis.
De acordo com informações da Polícia Civil bonitense, Cesar Borba foi assistido pelos agentes sociais do Creas em todo esse tempo. Os mesmos que acionaram a delegacia para informar sobre o idoso, que tinha atraso cognitivo e as únicas coisas que se lembrava era o próprio nome e o nome da mãe.
Foi então que um investigador da Delegacia de Bonito começou a investigar a origem de Borba e a uma mulher que com registro do tio desaparecido e que, após contato, confirmou que era pela mesma pessoa por quem buscou em todos esses anos. Ela explicou que em razão do distúrbio mental, o tio tinha o hábito de fugir de casa, mas nunca ia para muito longe; até que sumiu.
Contou ainda que após o desaparecimento, os familiares registraram diversas ocorrências na Polícia Civil de Santa Catarina, que foram feitas buscas, mas que nunca tiveram nenhuma pista sobre o tio, até a ligação. O investigador Reinaldo dos Santos contou que como já havia muitos anos que Cesar estava desaparecido, os familiares chegaram a acreditar que ele estivesse morrido.
Mas ao contrário disso, o final foi feliz. O primeiro encontro ainda foi virtual. A mãe, 90 anos, e a sobrinha de Borba puderam ver o idoso por uma chamada de vídeo. Uma prévia para os próximos dias, já que, assistido pela Prefeitura de Bonito, a Assistência Social e a Delegacia providencial o retorno definitivo para a cidade natal, Florianópolis.