Farmácia Municipal de Ladário é abastecida com a chegada de novos medicamentos
A farmácia Municipal de Ladário recebeu, na última semana, a primeira remessa de medicamentos e insumos preconizados pela Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename) e liberados pela Anvisa, provenientes do pacto anual da Gestão para o SUS, que devem atender às necessidades de saúde prioritárias da população.
Este é apenas o primeiro lote. De acordo com a secretária Municipal de Saúde, Josiane Braga, outras remessas já são aguardadas. “Ainda não chegaram todos. Cerca de 15 a 17 empresas ganharam o certame para fornecer os medicamentos. As empresas estão fazendo a entrega e estamos aguardando a chegada de mais volume para incrementar o estoque da nossa farmácia para atender a população”, frisou.
Conforme informações da Prefeitura, a entrega dos medicamentos e a formulação do estoque são estabelecidos conforme padronização nacional da Farmácias Básicas. Os medicamentos são estocados e entregues para os pacientes que procuram diariamente a farmácia do município. “Já conseguimos cadastrar quase 80% da população que faz uso da nossa rede. E a partir dessa estimativa, acredito que teremos remédio o suficiente para atender a população até os próximos 90 dias”, destacou Josiane Braga.
Em entrevista ao MS NO AR, ela explicou que atualmente a farmácia possui um sistema de alerta que indica como está o estoque e que, por isso, não vai faltar remédio para o público. “Temos um programa que nos permite uma melhor autonomia, pois proporciona atenção ao nosso estoque. As Unidades de Saúde estão atualizando os cadastros de nossos usuários, para termos uma visão da realidade e necessidade da nossa população, e garantirmos a oferta dos medicamentos”.
A Farmácia Básica de Ladário funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h, na Rua Comandante Souza Lobo, 1.197, Centro. Já a Farmácia do Pronto Atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 19h às 23h e aos finais de semana e feriados, das 08h às 23h, na Rua Nicolas Scaff, S/N, Bairro Almirante Tamandaré.
Saiba mais
A Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename) é uma lista de medicamentos que deve atender às necessidades de saúde prioritárias da população brasileira. Deve ser um instrumento mestre para as ações de assistência farmacêutica no SUS. Relação de medicamentos essenciais é uma das estratégias da política de medicamentos da Organização Mundial da Saúde (OMS) para promover o acesso e uso seguro e racional de medicamentos.
A Gestão da Assistência Farmacêutica é uma das principais atividades vinculadas as ofertas de serviços e cobertura assistencial dos programas de saúde. Consiste em um conjunto de procedimentos pelos quais se efetua o processo de compra dos medicamentos estabelecidos pela programação, com o objetivo de disponibilizar os mesmos em quantidade, qualidade e menor custo/efetividade, visando manter a regularidade e funcionamento do sistema.
Os remédios básicos para o tratamento de pacientes atendidos por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) são disponibilizados através da Farmácia Básica Municipal, e para ter acesso a um medicamento da atenção básica, o paciente precisa ser atendido em uma unidade de saúde ou hospital do Sistema Único de Saúde e ter uma prescrição do médico, documento de identificação e cartão nacional do SUS.