Feira de Artesanato dos MEIs tem presentes para o Dia dos Namorados
12-06-2019 || Paula Navarro
Formada por microempreendedores individuais da região, a Feira de Artesanato do MEIs é opção para quem quer diferenciar neste Dia dos Namorados. São diversas opções de presentes artesanais e românticos, desde velas e sabonetes personalizados a bolsas, acessórios e caixas de madeiras com frases de amor. A edição especial da Feira acontece hoje, a partir das 20h, na Praça da Independência, junto à Seresta em comemoração ao Dia dos Namorados.
A Feira surgiu com objetivo de promover a visibilidade aos trabalhos dos microempreendedores, além de incentivar a geração de renda por meio do empreendedorismo local. A iniciativa é da Prefeitura Municipal de Corumbá por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável. Tem de tudo! Quem visitar os artesãos, também poderá escolher entre artigos de crochê, boneca de tecido, artesanato com barbante e até comidas.
Coordenadora da Sala do Empreendedor de Corumbá e uma das organizadoras do evento, Luciana Espinoza explica que a ideia surgiu quando sua equipe notou o grande potencial dos trabalhos. “Formalizando esses pequenos empreendimentos, vimos que tinha gente que fazia lindos trabalhos e que eles ficavam escondidos. Então, surgiu a ideia de fazer uma feira para esses MEIs exporem seus serviços”, conta.
A artesã Meire Ajala participa da feira desde a primeira edição. Ela trabalha com crochê e faz jogos de banheiro, sala, cozinha e “tudo que o cliente pedir”. Para ela, o evento é um incentivo. “Eu gosto bastante, porque o microempreendedorismo incentiva bastante os artesãos, e aqui em Corumbá ninguém incentivava”. Meire conta que antes das feiras de artesanatos, ela divulgava o trabalho nas redes sociais. “Eu já publicava em grupos do Facebook. Com essa feira, melhorou ainda mais, porque pego encomenda e as pessoas já vão conhecendo meu trabalho”.
Sem periodicidade
De acordo com a coordenadora da Sala do Empreendedor, Luciana Espinoza, a Feira de Artesanato do MEIs é realizada conforme a disponibilidade do grupo e de estruturas cedidas pela administração municipal. Os eventos são anunciados até uma semana antes de acontecer, e os trabalhos serão expostos em mesas, para proporcionar proximidade entre artesãos e clientes.