Flexibilização: Estado suspende toque de recolher e comércio poderá funcionar em qualquer horário
A partir da próxima segunda-feira, 23 de agosto, Mato Grosso do Sul não terá mais toque de recolher. A decisão foi informada nesta manhã (17), durante a live do Programa de Saúde e Segurança na Economia (Prosseguir). Outra medida anunciada pelo secretário de Saúde do Estado é a de que os estabelecimentos comerciais poderão funcionar em qualquer horário. No entanto, a lotação máxima continua restrita e será definida conforme a classificação de risco de cada município.
“Importante também deixar registrado que o Prosseguir é dinâmico e não hesitaremos em tomar qualquer medida restritiva se for necessário. Temos a variante Delta e temos outras situações específicas na pandemia, então vamos continuar monitorando”, explicou o presidente do Prosseguir, Eduardo Riedel. Destacou ainda que os protocolos de biossegurança seguem mantidos e, por isso, toda população deve continuar respeitando o uso da máscara, distanciamento social, utilização do álcool em gel e a higienização das mãos.
Cabe ressaltar que a decisão estadual unifica as diretrizes para o Estado, mas que a flexibilização depende também da deliberação de cada município. Desta forma, os chefes do Executivo devem publicar um novo decreto ainda hoje ou nos próximos dias.
Geraldo Resende, secretário Estadual de Saúde, atribui a flexibilização ao empenho do Estado e de todos os municípios nas campanhas de vacinação. “Temos hoje, e é certo adiantar, que ainda não vencemos a Covid-19. Mato Grosso do Sul hoje é referência com aplicação da primeira dose, já estamos alcançando 90% da população; e já ultrapassamos 50% da população vacinável com a segunda dose ou dose única. E fomos o primeiro Estado a vacinar adolescentes sem comorbidades”.
Paula Navarro