Fundação de Turismo e Agetrat advertem banhistas sobre riscos de afogamento
Em virtude do início da temporada de calor e férias, a Prefeitura de Corumbá, por meio da Fundação de Turismo do Pantanal e da Agência Municipal de Transito e Transporte (AGETRAT), visando informar a população e turistas que se dirigem até a Prainha do Porto para banharem-se nas águas do Rio Paraguai, instalou nessa terça (03), duas placas informativas alertando sobre os riscos de afogamento.
Essa ação tem por finalidade diminuir os índices de afogamento que aumentam nesse período. Diante das altas temperaturas, muitas pessoas se dirigem a essa localidade para vivenciar momentos de lazer, por vezes acompanhados de bebidas alcoólicas. Nas placas, além do alerta, constam números de instituições de segurança e de socorro emergencial. É uma forma de facilitar ações de resgate caso algum sinistro aconteça.
Segundo a diretora- presidente da FUNDTUR Pantanal, Elisângela Sienna da Costa Oliva, “não podemos proibir as pessoas de se banharem nas águas do Rio Paraguai, porém é nosso dever alertar acerca dos riscos. Estamos fazendo a nossa parte, alertando, e cabe aos usuários terem a consciências do perigo eminente”.
Outro fato foi destacado pelo Diretor- Presidente da Agência Municipal de Trânsito e transporte, Alexandre do Carmo Taques Vasconcelos, sobre o grande fluxo de veículos que circulam na prainha entre as pessoas em movimento, animais e embarcações de pequeno porte. Ele orienta que, o mais seguro, seria que os veículos sejam estacionados na Rua Manoel Cavassa e não na Prainha, garantindo assim a segurança e integridade de todos.
Tanto a FUNDTUR, quanto a AGETRAT, informam que nesse período de grande fluxo na região portuária, realizarão ações de orientação acerca dos riscos mencionados acima.