Incêndios retornam na Serra do Amolar em Corumbá – MS
Combates a incêndios na Serra do Amolar, distante a 200 km por via fluvial, do perímetro urbano de Corumbá, continuam. A Reserva Particular do Patrimônio Natural Eliezer Batista, volta a sofrer com os focos de incêndios. Neste último final de semana, o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul e IBAMA/Prevfogo foram chamados para atender os focos de incendios da Reserva Natural.
O curto período chuvoso do mês de outubro na região pantaneira, não foi o suficiente para manter o solo encharcado e a umidade relativa alta. A densa matéria orgânica que se acumula no solo do Pantanal, ainda não foi absorvida pelo Rio Paraguai e pelos corixos, que se formam com uma grande quantidade de chuva.
Devido a longa estiagem que Corumbá ainda passa, os focos de calor persistem e pioram, pois além da ação humana, há também focos de incêndios no Pantanal Norte (Mato Grosso) que permeiam os limites estaduais da cidade pantaneira.
De acordo com o monitoramento por satélite, foi confirmado o retorno dos incêndios na reserva particular. O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul e IBAMA/Prevfogo permaneceram por tempo indeterminado durante o atendimento aos incêndios.
Confira abaixo vídeo da ação do Corpo de Bombeiros: