Educação

Inscrições para segundo semestre do Fies começam nesta terça-feira

As inscrições para o Fundo Estudantil (Fies), para ingresso no 2º semestre de 2020, começam nessa terça-feira (28) e vão até o dia 31 de julho. De acordo com o cronograma do Governo Federal, os resultados serão divulgados no dia 4 de agosto. Já o período da complementação dos candidatos pré-selecionados será entre os dias 4 e 6.

Os interessados podem se inscrever na seletiva pelo site do programa. Para participar da seleção, é necessário que o candidato tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010, e que tenha alcançado média das notas igual ou superior a 450 pontos, sem ter zerado em alguma redação, e possuir renda familiar mensal bruta de até três salários mínimos por pessoa.

Aqueles que quiserem ter acesso à lista de espera não precisam mais manifestar interesse. Conforme as novas diretrizes do programa, todos que não forem pré-selecionados na chamada única serão automaticamente incluídos na lista. O período de convocação é do dia 4 a 31 de agosto.

Mudança

O início das inscrições eram esperadas para a semana passada, no entanto, o calendário foi prorrogado após o Ministério da Educação (MEC) encontrar inconsistências no processamento da distribuição das vagas ofertadas pelas Instituições de Ensino Superior. Segundo o MEC, a medida foi importante para assegurar a “lisura e a transparência do processo seletivo”.

Novo Fies

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação (MEC), instituído pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, que tem como objetivo conceder financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos, com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC e ofertados por instituições de educação superior não gratuitas aderentes ao programa.

O novo FIES é um modelo de financiamento estudantil moderno, que divide o programa em diferentes modalidades, possibilitando juros zero a quem mais precisa e uma escala de financiamentos que varia conforme a renda familiar do candidato. O novo FIES traz melhorias na gestão do fundo, dando sustentabilidade financeira ao programa a fim de garantir a sustentabilidade do programa e viabilizar um acesso mais amplo ao ensino superior.

Para pode participar da seleção, o candidato que tenha participado do Exame Nacional do ensino médio, a partir da edição de 2010 e que tenha alcançado média das notas igual ou superior de 450 pontos,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *