Marcelo Iunes é homenageado nos 150 anos da Câmara Municipal de Corumbá
Sessão solene em celebração aos 150 anos da Câmara Municipal de Corumbá prestou homenagens àquelas pessoas que fazem parte da história do Poder Legislativo corumbaense. O prefeito Marcelo Iunes foi homenageado na cerimônia realizada na noite da quarta-feira, 17 de agosto, na Casa do Barão de Vila Maria, Plenário Dr. Léo de Medeiros Guimarães.
O prefeito Marcelo Iunes destacou o trabalho dos vereadores e vereadoras corumbaenses, tanto da atual legislatura, como das passadas, afirmando que é preciso que os dois poderes, Legislativo e Executivo sejam fortes, sempre pensando em fazer o melhor para a população, para o desenvolvimento da cidade.
Iunes lembrou o período em que esteve na Câmara, por três mandatos consecutivos – de 2005 a 2016 -, e afirmou que os poderes Executivo e Legislativo, em Corumbá, trabalham em harmonia, mas sempre respeitando a independência da Casa de Leis. Marcelo Iunes presidiu o Legislativo Municipal no biênio 2013 a 2014. O vice-prefeito Dirceu Miguéis Pinto também foi homenageado. Ele exerceu três mandatos como vereador (1997 a 2000, 2005 a 2008 e 2009 a 2012).
A sessão foi comandada pelo presidente do Legislativo Municipal, Roberto Façanha. Ele destacou o momento histórico como oportunidade para prestar homenagens a pessoas com relevantes serviços prestados ao Legislativo corumbaense e à cidade de Corumbá. Lembrou o início dessa história com a instalação em 17 de agosto de 1872; do primeiro presidente da Casa de Leis, José Joaquim de Souza Franco, o Barão de Vila Maria; de uma sessão extraordinária com registro da passagem do ex-presidente dos estados Unidos, Theodore Roosevelt, que contou com presença do sertanista Cândido Rondon.
O ato também marcou homenagens a ex-presidentes do Legislativo corumbaense em vida; ex-vereadoras (como forma de incentivo às mulheres na política); ex-vereadores que detém ou detiveram mandato eletivo em outros cargos; dois funcionários efetivos mais antigos do Legislativo (um homem e uma mulher); dois funcionários aposentados mais antigos (também um homem e uma mulher); o vereador mais votado de toda a história da Câmara Municipal de Corumbá; o vereador da Legislatura mais antiga; além de três instituições públicas parceiras da Câmara Municipal.
A criação da Câmara Municipal de Vereadores de Corumbá foi assinada pelo então governador da província de Mato Grosso, Herculano Ferreira Penna, em 1872. Com informações da Assessoria de Imprensa da Câmara de Corumbá.
Texto/Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara