Saúde

Mato Grosso do Sul bate recorde de mortes por Covid-19 e confirma mais 749 casos

Os números apresentados na manhã desta terça-feira (21) foram preocupantes para o Estado. Em coletiva online pelas redes sociais do Governo, o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, anunciou que nas últimas 24 horas, Mato Grosso do Sul registrou mais 20 mortes e 749 testes positivos para Covid-19. Com essa atualização, sobe para 17.386 o número de casos confirmados, e 248 óbitos pelo novo Coronavírus.

“São 20 famílias enlutadas de ontem pra hoje. E nós precisamos entender que a responsabilidade é de todos nós, Governo, Secretarias e cada cidadão sul-mato-grossense. Se cada um de nós dermos a nossa contribuição, certamente vamos ter um desenrolar menos triste do que a gente anuncia hoje”, disse durante a abertura da transmissão, ainda se solidarizando com as famílias em luto.

De acordo com o boletim epidemiológico, o Estado contabiliza agora 88.383 notificações, das quais 17.386 foram confirmadas, 62.251 descartadas, 2.397 estão em análise no Laboratório Central, 248 vieram a óbito e 6.349 não tiveram encerramento dos casos. São 349 pessoas internadas e outras 11.607 já se recuperaram.

A secretária-adjunta da SES, Christinne Maymone destacou os indicadores crescentes nas macrorregiões de Campo Grande e Corumbá, e a mitigação dos casos. “Não adianta aumentar o número de leitos ao máximo, porque o que adianta mesmo, principalmente nessa doença, é exatamente a gente não se colocar em risco”. E voltou a destacar a importância do distanciamento: “todos nós queremos ficar juntos, o povo brasileiro é muito afetivo, mas esse não é o momento. Você coloca em risco a sua vida, a da sua família, das pessoas que ama e quer estar junto, enfim, e não contribui com a sociedade, com o direito coletivo de todos. Nós precisamos aumentar o distanciamento social”.

Indígenas

Outra grande preocupação da SES é o crescente número de indígenas com Covid-19. Resende reforçou que é preciso que as vigilâncias e as equipes de saúde dos municípios com aldeias tenham ação efetiva e urgente pra conter o avanço da doença. Caso isso não aconteça, pode haver um desfecho muito desfavorável.

Mais leitos

Hoje pela manhã, o o secretário Geraldo Resende e o Prefeito Marquinhos Trad visitaram a Santa Casa para a entrega de mais 10 leitos de UTI, com equipamentos de última geração. Resende também destacou que mais 5 serão entregues ao Hospital do Pênfigo ainda nesta semana, e 10 para o Hospital Universitário, na semana que vem.

Veja na íntegra:

Boletim-Epidemiológico-COVID-19-2020.07.21

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile