Missa na Matriz de Nossa Senhora da Candelária celebra 245 anos de Corumbá
Celebrada na Matriz de Nossa Senhora da Candelária, uma das igrejas mais antigas do Mato Grosso do Sul, uma missa solene marcou os 245 anos de Corumbá. O prefeito Marcelo Iunes e a primeira-dama e secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, Amanda Balancieri Iunes, acompanharam a celebração presidida pelo padre Júlio Cesar Mônaco.
O secretário municipal de Governo, Luiz Antônio Pardal, a secretária municipal de Saúde, Beatriz Assad, o secretário municipal de Educação, Genilson Canavarro de Abreu, o secretário de Finanças e Orçamento, Luiz Henrique Maia de Paula, o secretário de Segurança e Defesa Social, César Freitas Duarte, e o secretário de Relações Institucionais, Tadeu Vieira, também prestigiaram a cerimônia.
O diretor-presidente da Fundação de Esportes de Corumbá, Marcelo Araújo, a diretora-presidente da Fundação de Turismo, Elisângela Oliva, a secretária-adjunta de Educação, Maria do Carmo Brum, a secretária-adjunta de Assistência, Shirley Monteirise, o secretário-adjunto de Finanças, Álvaro Bernardo, e dezenas de fiéis também aproveitaram o ato religioso para homenagear a cidade.
A Igreja
Nossa Senhora da Candelária é Padroeira de Corumbá. A Matriz de Nossa Senhora da Candelária é uma das mais antigas do Estado, foi construída por Frei Mariano de Bagnaia no século 19 e, desde 2017, é Patrimônio Histórico e Cultural de Corumbá. Em 2021 foi tombado pelo governador Reinaldo Azambuja como Patrimônio Histórico Material de Mato Grosso do Sul.
O templo foi erguido com elementos da arquitetura eclética em frente à Praça da República, onde se deu a heroica retomada de Corumbá durante a Guerra do Paraguai (1864-1870). Em seu altar, destaca-se um brasão da coroa portuguesa, o que indica as influências europeias no bem, e guarda também uma imagem de Nossa Senhora da Candelária, padroeira da cidade.
Após reformada pela Prefeitura, Governo do Estado e Governo Federal, a Igreja foi reaberta ao público em 2022, após ficar fechada por 16 anos.
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Corumbá