DestaqueHoje

Morre “seo Alemão”, festeiro e ativista cultural de Ladário

Festeiro, umbandista e ícone da cultura ladarense, morreu hoje, em Campo Grande, aos 69 anos, Lucilio de Arruda Barbosa, o “seo Alemão”.

Ele estava internado há mais de um mês, após complicações de uma amputação do pé e parte da perna, devido à diabetes avançada. Seo Alemão chegou de passar alguns dias na UTI da Cassems, mas apresentou melhoras e foi reconduzido para internação no quarto do Hospital El Kadri, onde faleceu.

Apesar do quadro aparentemente estável nas últimas semanas, a diabetes continuou “corroendo” seu corpo, e o festeiro não resistiu.

Perda irreparável

A morte do artista deixa uma lacuna na cultura ladarense. Seo Alemão e toda família dedicaram suas vidas à práticas culturais que perpetuam a identidade do povo ladarense. Foi fundador e presidente do Cordão carnavalesco Chuva de Prata; festeiro de São João, vencedor de muitos concursos de Andores, e umbandista fervoroso que instruiu muita gente na religião.

Sua passagem também provoca a reflexão de como a classe segue desamparada nos momentos em que precisa ter seus direitos básicos garantidos.

Esposa e filhas afirmam que buscaram ajuda junto à Prefeitura Municipal de Ladário, no entanto, sem sucesso. Conforme elas, sob alegação de que não era possível a intervenção pública, já que todo processo ocorria por convênio médico.

Durante todo esse tempo, a família teve de contar com ajuda de familiares, amigos e simpatizantes da cultura, que se mobilizaram para provir os recursos necessários.

Seo Alemão deixou seu legado e, enquanto integrante das culturas populares da região, lutou para manter várias práticas culturais no município mais antigo de Mato Grosso do Sul.

Velório

O corpo será transladado e só chegará em Ladário amanhã, por volta das 6h. O velório será na casa do festeiro, na Rua Riachuelo, 35 A.

Paula Navarro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile