Não pode comparecer às eleições 2020? Justifique!
As eleições municipais já estão chegando e alguns eleitores podem ser que não estejam dentro da sua zona eleitoral ou não consigam votar por outros motivos. Muitos cidadãos não sabem como e onde justificar seu voto e é por isso que o Ms no Ar te ensinará a justificar corretamente seu voto.
O primeiro turno começa no dia 15 de novembro, caso o eleitor esteja fora do domicílio eleitoral, ele pode justificar sua ausência no próprio dia, das 7h às 17h do horário local.
O processo de justificativa é fácil, o aplicativo e-Título será a ferramenta exclusiva da justificativa. Um dispositivo de georreferenciamento permitirá justificar quem estiver fora da cidade na qual vota. O mesmo vale para o segundo turno, no dia 29 de novembro.
Após os 60 dias seguintes ao dia da votação, o votante faltante pode justificar sua ausência nos cartórios eleitorais, no Sistema Justifica e pelo e-Título.
Será exigida a apresentação de documentos que comprovem o motivo da ausência. Se o eleitor não justificar até o prazo de 60 dias, ele ficará sujeito à multa. Para quem estiver fora do país no dia da eleição, o prazo será de 30 dias a partir do retorno ao Brasil.
A Justiça Eleitoral recomenda que os usuários baixem, gratuitamente, a nova versão do aplicativo que passou por atualizações recentes e está disponível nas lojas on-line Google Play e App Store.
Caso o eleitor não tenha acesso algum a internet ou com inscrição não regular, deverão comparecer a qualquer zona eleitoral e apresentar o formulário Requerimento de Justificativa Eleitoral (https://www.justicaeleitoral.jus.br/arquivos/tse-requerimento-de-justificativa-eleitoral-pos-eleicao/) diretamente nas seções eleitorais.
Para consultar onde funcionarão os locais para justificar, o eleitor poderá consultar os sites da Justiça Eleitoral ou utilizar o serviço disponível no e-Título.
Para o brasileiro que mora no exterior e que possui inscrição eleitoral no Brasil, poderá justificar pelo app e-Título no dia da eleição. Após os 60 dias, poderá apresentar o requerimento de justificativa pelo Justifica, sistema disponível nos sites da Justiça Eleitoral. Com informações do Tribunal Superior Eleitoral.