Neandertais e Homo sapiens da Europa trocavam saberes há 46 mil anos
s cientistas encontraram fósseis de Homo sapiens na caverna que datam do mesmo período em que os neandertais viviam naquele canto do mundo, e isso, segundo os pesquisadores, indica que as espécies interagiram mais do que se imaginava. “O local fornece evidências para a primeira dispersão de H. sapiens nas latitudes médias da Eurásia. Grupos pioneiros trouxeram novos comportamentos para a Europa e interagiram com os neandertais locais”, disse Jean-Jacques Hublin, diretor do Instituto Max Plack de Antropologia Evolucionária, na Alemanha, em comunicado.
Entretanto, o novo estudo sugere que os objetos foram, na verdade, feitos pelos H. sapiens que viviam na área.
“Nossas descobertas vinculam a expansão do que eram então tecnologias avançadas, como ferramentas de lâmina e pingentes feitos de dentes e ossos, com a disseminação do Homo sapiens há mais de 45 mil anos”, explicou Shara Bailey, professora da Universidade de Nova York, nos Estados Unidos, e coautora do artigo, em declaração à imprensa. “Isso confirma que o Homo sapiens foi o principal responsável por essas criações ‘modernas’ e que as semelhanças entre esses e outros locais em que os neandertais fizeram coisas semelhantes se devem à interação entre as populações.
De fato, estudos anteriores sugerem que os últimos neandertais só desapareceram da Europa Ocidental cerca de 40 mil anos atrás — ou seja, eles e os Homo sapiens viveram ao mesmo tempo na mesma região por pelo menos 5 mil anos. Para a equipe, o novo estudo oferece uma nova compreensão da natureza dessas espécies e de como elas interagiram milhares de anos atrás.
“Se os neandertais tivessem criado essas ferramentas e joias ‘modernas’, isso indicaria que eles tinham habilidades cognitivas mais avançadas do que as reconhecidas anteriormente”, disse Bailey. “No entanto, existem algumas semelhanças nas técnicas de fabricação usadas pelo Homo sapiens em Bacho Kiro e pelos neandertais em outros lugares, o que deixa claro que havia transmissão cultural acontecendo entre os dois grupos.”