CorumbáDESTAQUES

Reunião deve decidir novas regras para enfrentamento à Covid; até lá, uso da máscara está mantido em Corumbá

Mesmo após a decisão do governador Reinaldo Azambuja de desobrigar o uso da máscara em ambientes fechados, Corumbá manteve o uso obrigatório da proteção facial, como medida adicional de prevenção à Covid-19. No entanto, na próxima segunda-feira (14), haverá uma reunião para decidir as novas ações de enfrentamento. Até lá, a obrigatoriedade está mantida. “Somos sensíveis ao anseio da população, mas estamos analisando os dados epidemiológicos, pensando no melhor para toda a nossa população”, afirmou o prefeito Marcelo Iunes.

O assunto é um dos mais discutidos nesta semana. Parte da população defende a desobrigatoriedade, enquanto parte ainda acredita na importância da proteção para conter o contágio. Apesar disso, o que definirá a decisão é o cenário epidemiológico do município. “Não podemos tomar uma decisão precipitada. Vamos estudar a obrigatoriedade nas unidades de saúde,  escolas e em transportes coletivos. Vamos classificar em uso liberado, recomendado e o obrigatório. Recentemente tivemos um feriado e que ainda pode gerar um aumento de internações”, reforçou o Secretário municipal de Saúde, Rogério Leite.

Na próxima segunda-feira (14), a Prefeitura irá publicar um decreto com as novas regras válidas. Até lá, segue valendo o Decreto Nº 2.680, de novembro de 2021, que entre outras medidas, mantém o uso de máscaras faciais em ambientes fechados ou cobertos, facultado seu uso em locais abertos.

“Reforçamos que a vacinação é fundamental para manter os casos de Covid sob controle. Aqui em Corumbá a vacina é ofertada de segunda a segunda, inclusive aos finais de semana e feriados. Já está comprovado que os casos que necessitam de internação são mais de 80% de pessoas que não completaram o ciclo vacinal, então para o seu bem-estar e da sua família fique atento ao calendário e vacine-se”, complementou o Prefeito Marcelo Iunes.

Paula Navarro com informações da Assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *