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Pessoas com sintomas da Covid-19 podem procurar Centro de Atendimento em Ladário

Novo Centro de Atendimento para Enfrentamento à Covid-19, inaugurado na última semana em Ladário, vai atender pacientes do município, cadastrados no Sistema Único de Saúde, que tenham os sintomas do novo Coronavírus. O atendimento é realizado em prédio próprio, na Rua Comandante Souza Lobo, 1197, anexo à Policlínica, de segunda à sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h.

Conforme assessoria, o município foi credenciado por meio das Portarias nº 1.445 (de 29 de maio) e 1.579 (de 19 de junho), para receber incentivo financeiro referente ao centro de atendimento, em caráter excepcional e temporário. A secretária Municipal de Saúde, Josiane Braga, explicou que será recebido incentivo de custeio federal no valor de R$ 60 mil por mês, por um período de três meses.

Ainda conforme a Prefeitura, equipe é composta por médico, enfermeira e técnica de enfermagem. O atendimento complementa as equipes que atuam na Atenção Primária à Saúde, compartilhando o cuidado das pessoas assistidas pelas equipes e prestando assistência àquelas que apresentarem síndrome gripal. “Esse reforço vai garantir que a oferta dos serviços da Atenção Primária, como cuidados com a saúde da criança, consultas de pré-natal, acompanhamento de pessoas com doenças crônicas como diabetes e hipertensão, seja mantida e retorne à rotina, cumprindo as medidas sanitárias vigentes”.

Saiba mais
O Centro de Atendimento para Enfrentamento à Covid-19 compreende os espaços físicos estruturados pela gestão municipal para o acolhimento e atendimento de usuários com queixas relacionadas aos sintomas de Covid-19 e com a finalidade de:
I – identificar precocemente os casos suspeitos de infecção pelo Sars-CoV-2, por meio da qualificação do processo de acolhimento com classificação de risco, visando à identificação da necessidade de tratamento imediato em sala específica para tal atividade;
II – realizar atendimento presencial para os casos que necessitem.
III – realizar a testagem da população de risco, considerando os públicos-alvo e respectivas indicações do Ministério da Saúde;
IV – notificar adequadamente os casos conforme protocolos do Ministério da Saúde e atuar em parceria com a equipe de vigilância local;
V – orientar a população sobre as medidas a serem adotadas durante o isolamento domiciliar e sobre medidas de prevenção comunitária;
VI – articular com os demais níveis de atenção à saúde fluxos de referência e contrarreferência, considerando o disposto nos Planos de Contingência de cada ente federativo.

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