Eleições 2020

PF usará drones para fiscalizar irregularidades nas eleições deste ano

Na manhã de terça – feira (27), o ministro da Justiça, André Mendonça e o diretor – geral da Polícia Federal, Rolando Alexandre, apresentaram detalhes da Operação Eleições Limpas 2020 ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso. 

Haverá o uso de drones de última geração em mais de 100 localidades, onde será monitorado eventuais irregularidades durante o primeiro e segundo turno em novembro. Além disso, outra tecnologia será utilizada, um software que auxiliará a Polícia Federal a identificar pessoas que criam e propagam notícias falsas. 

De acordo com o plano da operação, os aparelhos são extremamente sofisticados, com capacidade de zoom de 180 vezes e poder de alcance a uma distância de seis quilômetros com imagens em alta em resolução. 

Equipes da PF ficarão em zonas eleitorais consideradas problemáticas e suas funções são acabar com boca de urna, compra de votos, transporte irregular de eleitores e outros crimes eleitorais. “Estamos aqui para auxiliar a Justiça Eleitoral e utilizar a tecnologia como aliada para buscar eficiência maior no combate aos crimes eleitorais”, afirmou Rolando Alexande.

“Ser instrumento de colaboração e cooperação para o bom andamento das eleições para que o eleitor possa escolher com liberdade de consciência e, ao mesmo tempo, os candidatos possam exercer seu direito de fazer propaganda dentro de parâmetros justos, equânimes e de legalidade”, afirmou o ministro da Justiça. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile