Prefeito acompanha visita do presidente Lula e destaca trabalho integrado contra incêndios no Pantanal
O prefeito Marcelo Iunes acompanhou toda a agenda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Corumbá. Ao lado do governador Eduardo Riedel, o chefe do Executivo municipal recepcionou o presidente e seu grupo de ministros no Aeroporto e depois no sobrevoo de helicóptero pelas regiões do Pantanal que ainda estão sendo castigadas pelo fogo.
A comitiva retornou para o Aeroporto Internacional e depois seguiu para o Parque Marina Gattass, onde está montada a base do Prevfogo. Lá o presidente Lula sancionou o Projeto de Lei 1818/2022, que institui Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo. “Infelizmente ainda tem fogo no Pantanal. Bem menos que um tempo atrás, mas ainda existem grandes focos sim”, comentou o prefeito após a solenidade.
“Fiz questão de vir aqui agradecer, em nome de todos os corumbaenses, pelos investimentos que estão sendo feitos na região, tanto pelo Governo Federal quanto pelo governador Eduardo Riedel. Essa parceria independe de partido. Temos que pensar sempre no cidadão e os corumbaenses precisavam muito dessa ajuda”, complementou Iunes.
“Hoje as queimadas estão bem mais amenas que há um mês, um mês e meio atrás, e isso mostra que estamos no caminho certo. E como eu disse, era importante que o presidente visse in loco tudo que estamos enfrentando. Ele mesmo disse que ficou com vontade de chorar e que se emocionou pelo trabalho desempenhado pelos bravos brigadistas, que estão dando a vida para poder apagar esses incêndios”, prosseguiu.
Marcelo Iunes também defendeu a manutenção de uma estrutura fixa na cidade para combate mais rápido e preciso aos incêndios florestais. “Conversei com o presidente Lula e com o governador Eduardo Riedel para que parte dessa estrutura que está aqui hoje fique de forma permanente em Corumbá, e não um investimento de momento em momento. Também falei com os ministros que esta área onde hoje funciona o Prevfogo, no Parque Marina Gattass, é da Prefeitura, mas que podemos cedê-la definitivamente à União para que eles façam aqui uma sede própria do Ibama, que hoje fica em Campo Grande”, concluiu o prefeito de Corumbá.