Prefeitura afirma estar atenta à movimentação de venda da mineradora Vale em Corumbá
Na manhã desta terça-feira, 5 de abril, o executivo Municipal se manifestou sobre o anúncio de venda da mineradora Vale, em Corumbá, comunicada ao mercado no dia 1º de abril. Em nota, a Prefeitura garante que está atenta às movimentações e que, neste momento, a maior preocupação é com a manutenção de cerca de mil empregos que são gerados diretamente pela mineradora.
A notícia começou a circular após divulgação de um Comunicado ao Mercado, no primeiro dia do mês, anunciado o desinvestimento do Sistema Centro-Oeste. No informe diz que “a Vale S.A está em discussões avançadas para vender as suas empresas de Minério de Ferro, Manganês e Logística que compõem o Sistema Centro-Oeste” e que “essa iniciativa de desinvestimento está em linha com a estratégia de simplificação de portfólio e foco nos principais negócios e oportunidades de crescimento, pautados pela alocação de capital disciplinado”.
Em razão disto, o executivo informou que vai acompanhar essa movimentação no setor minério-siderúrgico da região. “A maior preocupação da Prefeitura neste momento é com a manutenção dos empregos gerados pela mineradora, que diretamente mantem cerca de mil funcionários. O Município, juntamente com o Governo do Estado, torce para que o plano de expansão proposto para os próximos anos, também seja adotado pela empresa que assumir a operação desses ativos”.
Reforçando também que “o município e o Governo do Estado, ao longo de todos esses anos, também fomentam a revitalização da ferrovia que aumentará substancialmente a opção de logística para essa expansão. A ferrovia permitiria tanto atender o mercado interno, que já demanda consideravelmente o minério extraído aqui, como também o mercado externo, através das conexões com as ferrovias da Bolívia, Argentina e Chile, acessando os Portos do pacífico, facilitando a logística para o mercado asiático”.
Paula Navarro