CorumbáDESTAQUES

Professores da Rede Municipal apresentam trabalho em Congresso Brasileiro de Alfabetização

Oito professores da Rede Municipal de Ensino de Corumbá tiveram seus trabalhos selecionados para apresentação no V Congresso Brasileiro de Alfabetização, que acontece no formato online de 18 a 20 de agosto, pelo Canal da ABALF no youtube, com o tema “Alfabetização: políticas, práticas e resistências”. O evento, sediado em Florianópolis, Santa Cataria, tem com intuito de congregar pesquisadores, estudantes, professores e gestores que desenvolvem atividades de pesquisa, docência e gestão relativas à alfabetização.

Já em sua quinta edição, o Congresso Brasileiro de Alfabetização é um evento de natureza científica e pedagógica, com periodicidade bianual e vem sendo reconhecido como um dos principais eventos nacionais de debates sobre o tema da alfabetização. Conta com a participação de educadores, pesquisadores e renomados autores da área de alfabetização de todo país.

Conheça os representantes Corumbaenses:

EM. Almirante Tamandaré – Professora Especialista Sonia Aparecida Bays- Aluna do Curso de Pós-Graduação Especialização Alfabetização e Letramento- UFMS com a comunicação oral “Alfabetização e infância em tempos de pandemia”.

EM. Almirante Tamandaré – Professora Coordenadora Eliane Damasceno da Silva – Mestranda em Educação- UFMS com a comunicação oral “ O Programa Mais Alfabetização(PMALF): lacunas e tensões.

E.M. Cássio Leite de Barros – Professora Mestra Josilene da Silva Augusto, aluna do Curso de Pós-Graduação Especialização Alfabetização e Letramento- UFMS  com a comunicação oral “Alfabetização e Letramento no Ensino Remoto: dificuldades e possibilidades.

E.M. Rural de Educação Integral Polo Paraguai Mirim Extensão Jatobazinho- Professora Tatiane Zabala Gomes- Mestranda em Educação-UFMS, com a comunicação oral “ Reflexões de professoras alfabetizadoras sobre o processo de alfabetização e letramento.

EM. Barão do Rio Branco – Professora Aline Cristine Androlage Mercado- Mestranda em Educação -UFMS, com a comunicação oral “ A Alfabetização no contexto da pandemia: os professores em foco.

EM. Ângela Maria Pérez- Professor Coordenador Dilson Vilalva Esquer- Mestrando em Educação-UFMS, com a comunicação oral “ Entre ondas, letras e livros: uma vivência pedagógica ribeirinha no pantanal Sul-mato-grossense.

Secretaria Municipal de Educação- Professora Mestra Nair Terezinha Gonzaga Rosa de Oliveira com a comunicação oral “O PNAIC  e a criança do 1º ano do Ensino Fundamental: Teoria Histórico-Cultural como possibilidades de aprendizagem na prática pedagógica da alfabetização do município de Corumbá/MS.

Secretaria Municipal de Educação – Professora Mestra Tarissa Marques Rodrigues dos Santos, aluna do Curso de Pós-Graduação Especialização Alfabetização e Letramento- UFMS com o lançamento do Catálogo de Literatura Infantil “Pequenos Leitores Fronteiriços Brasil-Bolívia” que traz sugestões literárias para o uso da literatura em sala de aula por professores pertencentes ao espaço fronteiriço Brasil/Bolívia, de modo a ativar o imaginário infantil e como ferramentas de humanização. Neste catálogo são apresentadas obras clássicas e contemporâneas que abordam as temáticas de pluralidade cultural, folclore, contos populares, poesias, ficção, entre outros, da literatura infantil brasileira e boliviana.

Os trabalhos desenvolvidos pelos professores da Rede Municipal de Ensino de Corumbá trazem reflexões e fomentam as discussões no âmbito da alfabetização e foi definido pela secretária Adjunta de Educação de Corumbá, Maria do Carmo Provenzano de Arruda Brum como “trabalhos riquíssimos, reflexivos e inspirador, firmando para além dos limites do município, o compromisso com uma educação de  qualidade para todas as crianças corumbaenses”.

Paula Navarro com Ascom PMC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile