Programa Pró-Pantanal é apresentado à comunidade e empresários do Passo do Lontra
O Programa Pró-Pantanal foi apresentado e discutido com a comunidade e empresários na região do Passo do Lontra. Em reunião, a Prefeitura de Corumbá, por meio da Fundação de Turismo do Pantanal, apresentou as propostas da iniciativa e de que forma o programa irá beneficiar as sub-regiões pantaneiras.
O programa do Governo Federal, em parceria com os governos de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, SEBRAE e o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) vai destinar R$ 30 milhões, até 2023, para ações de mitigação, prevenção e combate aos incêndios florestais e queimadas nas áreas rurais do bioma além de fomentação dos pequenos negócios da região.
Nesta etapa estão sendo elaborados estudos para identificar, em cada sub-região do Pantanal, as prioridades a serem trabalhadas por políticas públicas e outras iniciativas relacionadas ao desenvolvimento sustentável, e o uso de inovações tecnológicas para a melhoria da qualidade de vida no meio rural.
Participaram também da reunião representantes e conselheiro do SEBRAE da região Pantanal, empresários de turismo da Estrada Parque, comunidade do Passo do Lontra e técnicos da FUNDTUR/Pantanal. O encontro foi realizado na última sexta-feira, dia 22.
Em Mato Grosso do Sul, o programa abrange os municípios de Aquidauana, Anastácio, Bodoquena, Corumbá, Corguinho, Coxim, Ladário, Miranda, Porto Murtinho, Rio Verde de Mato Grosso, Rio Negro e Sonora.
Paula Navarro com informações da Ascom PMC