Reforma da UBS Rosimeire dos Santos Ajala é entregue aos moradores do Beira Rio
Na manhã desta quinta-feira, 19 de novembro, foi entregue a reforma a Unidade Básica de Saúde Familiar do Beira Rio, que recebeu o nome de “UBS Rosimeire dos Santos Ajala”, em homenagem à técnica de enfermagem que faleceu junho deste ano, por complicações da Covid-19. A nova unidade de saúde está sediada na Rua Delamare n° 384, entre as ruas Ladário e Tiradentes, na região central de Corumbá.
Com intuito de proporcionar melhores condições de trabalho aos profissionais da saúde e aos pacientes atendidos na UBS, foram executados servidores de construção, troca de telhados, calhas e forros, readequação das instalações hídrico sanitários e elétricas, substituição de portas, pintura em geral, além de pequenos serviços.
A UBS Rosimeire dos Santos Ajala abriga uma equipe de Estratégia Saúde da Família (ESF) composta por médico, dentista, técnico em enfermagem, técnico auxiliar em saúde bucal, farmacêutico e agentes comunitários de saúde que além de prestarem atendimentos à população, realizam inúmeras ações de prevenção e promoção em saúde.
“Esse é o sétimo posto de saúde que nós demos ordem de serviço e entregamos. E temos mais três para ser entregues. Isso é investimento para a população, um posto 10, 15 vezes melhor do que tinham antes”, destacou o prefeito Marcelo Iunes. O chefe do Executivo também reafirmou seu compromisso com a entrega do novo Pronto Socorro. “Vai ser um marco na história de Corumbá e um dos melhores de Mato Grosso do Sul”. De acordo com Iunes, a próxima entrega será a UBS do Guatós, prevista para meados de dezembro.
O secretário Municipal de Saúde, Rogério Leite, frisou o empenho da gestão em proporcionar qualidade no setor da Saúde. “Estamos numa unidade com início de funcionamento em 2.008, que nunca teve uma reforma como essa. O prefeito Marcelo tem um olhar muito atento pra isso, tanto que estamos aqui em mais essa entrega, para que a gente estabeleça uma Saúde com a promoção, a prevenção e a assistência necessária a toda população”.
Dois anos atrás foram criados o Núcleo de Educação Permanente e o Núcleo de Educação Popular, e com isso, aumentaram as capacitações de humanização e técnicas para os servidores, com objetivo de realmente oferecer o atendimento humanizado e resolver o problema de cada paciente.
Homenagem
Muito emocionada, dona Josefa – mãe da técnica de enfermagem, reservou as palavras e acompanhou a entrega da reforma ao lado dos dois filhos.
Rosimeire Ajala trabalhava na Maternidade de Corumbá. Era carinhosamente chamada de “Rose Bombom” pelos mais próximos. Aos 44 anos, foi a primeira profissional de saúde de Corumbá vítima fatal do novo Coronavírus. Ela faleceu na madrugada do dia 23 de junho, após complicações da doença. “Estamos muito contentes. A vida segue. Essa doença não é brincadeira. Até hoje a gente sente falta dela. Era uma pessoa muito querida, fazia amizade com todo mundo. Até hoje estamos sofrendo por isso. Agradecemos de coração pela homenagem”, agradeceu o irmão mais velho de Rose, Aguimar Ajala.
“Rosimeire foi enfermeira dos nossos filhos. Conheci aquela pessoa sorridente, sempre brincando. Foi o mínimo que eu podia fazer para homenageá-la, e no bairro dela. Tenho certeza que isso não vai deixar ninguém esquecer essa pessoa que teve um propósito muito grande aqui em Corumbá”, lembrou Marcelo Iunes.